sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Bolo Para Bebés

O Jornal da Mulher. 15 de Dezembro de 1911. Ano 2 nº 32

 Bolo Para Bebés

4 ovos, as claras separadas batidas até ficarem duras. Depois batem-se as gemas e junta-se-lhe 250 gramas de açúcar, em seguida as claras e depois mistura-se tudo muito bem.
Bate-se bem, deitando-lhe 4 colheres de sopa de farinha de trigo e metade de um dedal de sal fino, pode misturar-se-lhe 50 gramas ou mais de (corintias) passas pequenas, unta-se a forma de manteiga e deita-se a massa.
Vai ao forno 20 minutos ou meia hora num lume brando.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Arroz de Bom Bocado


 Arroz de Bom Bocado
 
500 gr. de açúcar em ponto baixo, juntam-se-lhe 125 gr. de arroz cozido em água e escoado por um peneiro e ferve algum tempo. Junta-se-lhe um pau de canela. Tira-se do lume e mistura-se-lhe 12 gemas de ovos e volta a ferver para tomar ponto, mas mexendo sempre.

domingo, 13 de agosto de 2023

Disciplina de Culinária e Bacalhau Ouriço


Mais uma aquisição para o blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda. 
Um pequeno caderno diário da disciplina de Culinária da Escola Industrial e Comercial de Gondomar, anos 66/67 e 67/68, e que pertenceria a Josefina de Sousa Silva.
Com receitas variadas e a várias mãos, é um caderno muito completo e curioso.

E abrimos os seus segredos com:


Bacalhau Ouriço

Num tacho deita-se azeite e cebola aos quartos a alourar e junta-se uma posta de bacalhau desfiado. Mexe-se um pouco e mistura-se batata frita palha. A seguir batem-se 3 claras em castelo e junta-se as gemas e mistura-se ao bacalhau, encorporando sem mexer muito e com cuidado para não partir as batatas. Deitam-se numa travessa e polvilha-se com salsa picada e decora-se com azeitonas sem caroço e tomate aos quartos.

sábado, 12 de agosto de 2023

Natal de 1960 com Bichaninhos

Natal de 1960: Alfaiataria Infantil. Edição Luiz Gonzaga dos Santos Costa.
Porto - Oficina de São José (10-12-1960)

Um livrinho muito curioso, com muitas receitas e publicidades a imensas casas comerciais da cidade do Porto existente no início da década de 60.

E para inaugurar o livrinho, aqui vai uma receita:


Bichaninhos

Batem-se 9 gemas de ovos com 70 grs. de açúcar refinado. Assim que os ovos estiverem bem batidos juntam-se-lhes as claras batidas em nuvem, continua-se a bater juntando pouco a pouco 70 grs. de farinha de trigo, uma pitada de sal e o sumo de um limão. Assim que a massa está bem batida e consistente deita-se às colheres sobre folhas de papel amanteigado que se pousam num tabuleiro onde vão a cozer em forno brando.

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Barriga de Freira da Snrª Elvira


 Barriga de Freira
 (Snrª Elvira)
 
12 ovos, 4 inteiros e os outros só as gemas. Tem 500 gr. de açúcar em ponto de pasta baixa, com 1 colher de manteiga. Batem-se os ovos e junta-se-lhe 6 bolachas desfeitas ou um pouco de pão. Deitam-se os ovos para o açúcar juntamente com as bolachas e um pó de canela e até final não se lhe mexe com coisa nenhuma, abana-se só o tacho e vai-se voltando continuamente até que a bola esteja cosida o que se conhece quando o açúcar está todo sumido. Quando se pegar deitam-se uns pedacitos de manteiga à roda do tacho.

As mais visitadas são: