Mais um livro que veio enriquecer a biblioteca da blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda... aliás, reformulo, pois não é "mais um livro" mas sim "O LIVRO". João da Matta foi uma figura notabilíssima do seu tempo. Recupero o que dele escreve Guida Cândido no seu magnífico livro A Vida Secreta da Cozinha Portuguesa:
"João da Matta é considerado o grande cozinheiros do séc. XIX, autor de uma obra igualmente reconhecida, editada em 1876. Filho de cozinheiro, de quem herda o nome e o talento, perde o progenitor aos doze anos, entrando precocemente na vida profissional da cozinha. Abre alguns restaurantes que se tornam icónicos e, a partir de 1864, torna-se a grande referência no hotelaria da capital, onde se hospedam figuras como D. Pedro II, imperador do Brasil, a sua filha e herdeira, a princesa Isabel, a actriz francesa Sarah Bernhardt e muitos notáveis. Mais tarde abre o Grande Hotel de Lisboa, o melhor no seu tempo, frequentado por diversos intelectuais que se rendem à excelência da sua cozinha e às suas demonstrações de amizade. (...) Não obstante esta marca cosmopolita, o seu livro apresenta diversas receitas designadas à portuguesa..."
|
Diário Illustrado: 23 de Outubro de 1874
|
É um obra-prima, incontornável na História da Culinária Portuguesa e na fixação do "prato típico" português.
Recomendo, se ainda não o fizeram, a lerem o magnífico texto que Pinto de Carvalho (Tinop) dedicou ao Cozinheiro João da Matta e que se encontra neste blog: https://asreceitasdaavohelena.blogspot.com/2017/11/o-cozinheiro-joao-da-mata-por-pinto-de.html
Para breve, muito breve, apresentarei uma receita.