quarta-feira, 12 de abril de 2017

Aletria de Lafões

Carta Gastronómica da Região de Lafões. 2016. pág. 151 - Fotografia Homem Cardoso

Aletria de Lafões

1 dl. de água
sal
casca de limão
350 gr. de aletria
300 gr. de açúcar
50 gr. de manteiga
6 gemas
1 cálice de vinho do Porto
canela para decorar

Num tacho largo, leve ao lume a água com sal e a casca de limão. Quando ferver, junte-lhe a aletria, mexe-a e deixe-a cozer. Deve ficar um pouco espessa mas, se necessário, pode acrescentar-lhe um pouco mais de água.
Depois da aletria cozida, adicione-lhe o açúcar e a manteiga, deixe ferver 8 minutos em lume moderado e retire.
Entretanto, dissolva as gemas no vinho do Porto, previamente misturado com igual porção de água, e junte à aletria, aos poucos e mexendo com cuidado sobre o lume. Não deixe ferver, só aquecer.
Retire, deite a aletria em travessas e polvilhe-a com canela. Deixe-a arrefecer e sirva-a cortada em fatias.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Indianos

Indianos

Amassam-se bem 7 gemas de ovos, 75 grs. de açúcar e 1 dl. de água. Batem-se as claras em castelo, juntando-se-lhes 75 grs. de açúcar e um pouco de sumo de limão. Sempre batendo, deita-se-lhes lentamente uma colher de farinha. Com um saco (ou seringa de confeiteiro) de bico largo, onde se colocou a massa, fazem-se bolos para uma forma rectangular, que se cobre com papel vegetal untado. Coze em lume muito brando, 15-20 minutos. Uma vez os bolos arrefecidos, faz-se-lhes uma cavidade com uma colher pequena. Revestem-se exteriormente com cobertura de chocolate Belleville, enchem-se as cavidades com Chantilly e juntam-se duas a duas.

sábado, 1 de abril de 2017

Pêras Recheadas Com Chocolate

Agenda Donas de Casa - 1967. Marisabel de Sousa. Ambar - Porto

 Pêras Recheadas Com Chocolate

4 pêras
4 pãezinhos de Deus
1 tablete de chocolate de 125 g.
50 g. de farinha
75 g. de açúcar
50 g. de margarina
1/2 [meio] litro de leite
Marrasquino

Leve ao lume num tacho a margarina e quando estiver derretida adicione o açúcar e a farinha, mexendo bem com uma colher de pau, para não formar grúmulos. Junte em seguida, a pouco e pouco, o leite e 75 g. de chocolate derretido.
Deixe ferver mexendo sem parar. Assim que o creme estiver ligado, retire do lume, ponha noutro recipiente e deixe arrefecer.
Corte uma fatia aos pãezinhos de Deus e escave-os. Corte também uma fatia às pêras na parte mais estreita, levando o pé agarrado. Tire o coração às pêras e um pouco de polpa, a fim de poder levar bastante recheio.
Com o miolo que retirou aos pãezinhos e a polpa das pêras faça um recheio, juntando-lhe o restante chocolate derretido e 2 a 3 colheres (sopa) de marrasquino. Misture bem e recheie as pêras com o preparado.
Molhe os pãezinhos com um pouco de marrasquino e se tiver sobrado recheio distribua-o pelos pães.
Coloque as pêras no meio dos pãezinhos e tape-as com a tampa.
Entretanto, como o creme já está frio, junte 1 colher (sopa) de marrasquino ao creme referido e com a ajuda de uma colher deite-o sobre as pêras. Leve a gelar no frigorífico e no momento de servir enfeite o prato com natas batidas com açúcar.

Lulas Estufadas


Lulas Estufadas

1 kg de lulas pequenas
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola
1 dente de alho
sal, pimenta
1/2 [meio] copo de vinho tinto
2 colheres de sopa de concentrado de tomate

Limpe as lulas cuidadosamente tirando-lhe os olhos e a boca. Lave-as até ficarem bem brancas. Pique a cebola e leve-a ao lume com o alho esmagado e o azeite. Deixe refogar até tomar uma cor alourada. Junte as lulas, tempere de sal e pimenta e deixe tomar cor. Junte então o vinho. Deixe evaporá-lo e acrescente então o tomate. Deixe ferver durante um bocado e, sem deixar de mexer, acrescente um pouco de água. Tape o tacho e deixe ferver bastante até as lulas ficarem bem tenras. Sirva bem quente.

As mais visitadas são: