domingo, 25 de fevereiro de 2024

Torresmos do Céu

Manual do Confeiteiro e Pasteleiro: Nova arte do Conserveiro e Doceiro, Enciclopédia Bordalo, 
Vol. XII, Editor Arnaldo Bordalo, Lisboa, 1904 - pág.128

 Torresmos do Céu

Faz-se com um quilograma de açúcar uma calda em ponto de pasta; tira-se do lume e juntam-se-lhe 250 gramas de manteiga lavada, 250 gramas de farinha de trigo, alguma canela em pó e 125 gramas de amêndoas cortadas em bocadinhos, depois de descascadas e seis ovos batidos. Mistura-se e põe-se em tacho de cobre, sobre fogo brando. Em esfriando, deita-se sobre a mesa, e corta-se aos pedaços do feitio que se quiser, ou como torresmos.

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Bolo Esponja (D. Alzira)

 

Bolo Esponja
(D. Alzira)

7 ovos e 5 claras, 250 g. de açúcar.
Batem-se as gemas com o açúcar e as claras em castelo durante 20 minutos. Depois vai-se deitando as claras nos ovos e, batendo, deita-se um pacote de farinha de batata, sendo dos pequenos, dá-se uma volta; unta-se a forma com manteiga pondo um papel no fundo da forma, depois de untada deita-se a massa dentro e vai ao forno que deve estar moderado. Este bolo pula muito. Também leva um papel por cima para se não crestar.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

D. Ernestina


Fui redescobrir, numa das gravações Super8 do meu Pai,  imagens da D. Ernestina, última cozinheira da casa da minha Avó Eduarda e do meu Avô Manuel, em Santa Cruz da Trapa. Já disse algures que a memória mais antiga que tenho é, precisamente, gastronómica... e é-a com a D. Ernestina e os seus assados, que fazia naquele belíssimo forno a lenha que comandava com engenho e arte, hoje peça meramente decorativa na cozinha da casa. E é precisamente um assado, um perú de noite de Consoada, que nos aparece no filme. 

Lembro-me com carinho da D. Ernestina, das "mesadas" que me dava - e a cada um dos meus irmãos que aparecem nestas filmagens realizadas no Natal de 1981 - do banquinho onde se sentava junto do fogão de lenha (ainda lá está) e do alfinete de peito que deixou testamentado à minha Avó quando a eternidade lhe bateu à porta. Ernestina foi também o nome do último livro que ofereci à minha Avó Eduarda, admiradora que era do Rentes de Carvalho. 

Memórias de carvão e ramo de louro embebido em azeite.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Dossier de Recortes Maria de Lourdes Modesto e o Bolo Quatro Quartos



Adquiri, há bem pouco tempo, uma fantástico dossier com recortes de imprensa de colunas de culinárias de Maria de Lourdes Modesto, datado do ano de 1961. Sem indicação dos jornais ou dos dias em que saíram publicadas as receitas, este dossier não deixa de ser um testemunho do apreço e da atenção que o trabalho de Maria de Lourdes Modesto mereceu. 
Dividido por secções, são centenas de recortes... e um chamou-me logo a atenção pelo nome, antecipando o que viria:


Bolo Quatro Quartos

Igual peso de ovos, manteiga ou margarina, açúcar e farinha.
Pese os ovos com a casca (um ovo fresco pesa aproximadamente 45 a 50 g.).
Separe as gemas das claras.
Num recipiente bata a manteiga ou margarina com o açúcar previamente peneirado até obter um creme muito leve e esbranquiçado.
Adicione as gemas uma a uma, batendo entre cada adição.
Bata as claras em castelo bem firme e junte-as à massa anterior alternadamente com a farinha peneirada.
Leve esta massa a cozer em formas bem untadas e polvilhadas com farinha e em forno médio.
Desenforme logo que saia do forno e deixe arrefecer sobre uma rede.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

SCAENA: À Mesa no Teatro Romano


E acaba de sair mais um fabuloso número da revista Scaena, desta feita com a temática "À Mesa No Teatro Romano", onde somos convidados a participar em várias facetas do saber comer Romano. Não percam. Com a chancela do Museu de Lisboa - Teatro Romano e a participação de nomes como Lídia Fernandes, Ana Marques Pereira, Inês de Ornellas e Castro, Isabel Drumond Braga, Virgílio Santos Nogueiro Gomes, David Felismino, entre muitos outros.

Pode ser adquirida na loja do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta e no Museu de Lisboa - Teatro Romano ou na loja online: 

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Cozinhados Indianos: Livro mistério.

Cozinhados Indianos by Daniel Ferreira


Uma obra de gastronomia / culinária indo-portuguesa, com forte incidência na doçaria, que deverá ter sido publicada na antiga Índia Portuguesa, talvez Goa, e numa edição que, julgo eu, ainda será de finais do Século XIX. Se alguém tiver alguma informação mais que possa dar sobre este livro, agradecia muito.

Parece-me que faltam alguns páginas ou poderá ser um erro de paginação. Não consigo perceber.

sábado, 3 de fevereiro de 2024

O Vinho Verde na Mesa e na Cozinha e as belas das Rabanadas Minhotas






Berta Loureiro Dias da Mota Alves. O Vinho Verde na Mesa e na Cozinha. Porto: Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. 1944

Exemplo de um pequeno opúsculo de "propaganda" a um produto, editado por uma instituição corporativa. Foram várias as agremiações que durante o Estado Novo o fizeram. Chamada cozinha de "enfarta-brutos" mas que termina com umas belas Rabanadas Minhotas que seguidamente transcrevo:

Rabanadas Minhotas

Ferve-se um pouco de bom vinho verde tinto com canela e açúcar.
Passam-se nele, a ferver, as fatias de pão.
Batem-se ovos como para omelette, passam-se neles as fatias e frejem-se em bastante óleo ou azeite bem quente.

As mais visitadas são: