quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Menu para 1 de Janeiro: Pregado Frito, Bifes à Inglesa, Salada de Alface, Canja de Peru, Solha com Molho de Manteiga Branca, Peru Assado, Pudim de Pão

Alda de Azevedo, Cozinheira Ideal, Livraria e Editora Civilização, 3ª Edição, 1943, 
pág. 33 (Menú de 01 de Janeiro)

 ALMOÇO
 
Pregado Frito
 
Amanha-se o pregado, tirando-se as tripas, lavando-o e raspando-o exteriormente; mete-se em leite, envolve-se em seguida em farinha, e depois de anteriormente ao amanho se ter salpicado de sal, põe-se a fritas em azeite fervente.
Serve-se com rodas de limão.
 
Bifes à Inglesa
 
Cortam.se bifes, bem altos, do lombo, põem-se sobre grelha própria em lume forte, sem chama.
Ao suco da carne que ficou no depósito da grelha, junta-se um bom bocado de manteiga, pimenta e sumo de limão.
Tira-se o bife da grelha, tempera-se de sal fino, barra-se de manteiga, coloca-se numa travessa, cobrindo-o com o molho e serve-se imediatamente.

Salada de Alface
 
Lavam-se as folhas tenras da alface, cortam-se miudamente, temperam-se com pimpinela e coentros picados, sal fino, azeite e vinagre.
Pode-se ou não, deitar rodas de cebola.

JANTAR

Canja de Peru

Depois de limpo de penas e vísceras, esfrega-se levemente de sal e deixa-se de véspera, assim temperado.
Põe-se a cozer, e, quando estiver meio cozido - se o quiserem assar - tiram-no do caldo.
Tempera-se a canja com sal, se precisar, junta-se-lhe o arroz e deixa-se cozer durante 20 minutos.

Solha com Molho de Manteiga Branca

Depois de amanhada, tempera-se de sal, coze-se rapidamente, tira-se-lhe a pele e serve-se com o seguinte molho:
 
Molho de Manteiga Branca: Põe-se ao lume um dl. de vinagre ou de vinho branco com uma colher, das de chá, de cebolinha cortada aos bocados.
Quando o vinagre ou vinho estiver reduzido a menos de metade, tira-se a cebola com um garfo. Bate-se, então, muito bem batido, depois de lavado em água fria, um bom pedaço de manteiga ao qual se juntou sal e pimenta, e põe-se na caçarola, previamente arrefecida, tendo-se o cuidado de deitar a manteiga, pouco a pouco, batendo sempre, para que se não funda completamente.

Peru Assado

Cozido o peru, como acima se indicou, unta-se com 100 grs. de manteiga.
Cobre-se o peito com uma larga cobertura de toucinho fresco e leva-se a assar.

SOBREMESA

Pudim de Pão

Em um litro de leite, deita-se uma vagem de baunilha e 200 grs. de açúcar. Quando ferver, junta-se-lhe 300 grs. de miolo de pão.
Passa-se por peneiro fino, juntando-se-lhe 3 ovos inteiros, 6 gemas e 4 claras batidas em castelo, misturando tudo com uma colher de pau.
Deita-se numa forma lisa, untada de manteiga e leva-se ao forno, a cozer em banho-maria.
Serve-se com leite-creme, pouco espesso, que se deita por cima.

Livro: Saberes e Sabores do Concelho de Ferreira do Zêzere e Livro: O Fascínio dos Licores

Esperando que todos os leitores do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda tenham tido uma Consoada muito feliz e um óptimo dia de Natal, chegou a altura de mostrar o que o Menino Jesus trouxe para a biblioteca do blog. Dois óptimos livros, um para os comes, outros para os bebes. Aqui fica o meu muito obrigado à Susana e ao Abel por tão preciosos documentos:
 
A.A.V.V.:Saberes e Sabores do Concelho de Ferreira do Zêzere. Col. Etnografia, Tradições e Saberes do Concelho de Ferreira do Zêzere.
Edição Fundação Maria Dias Ferreira e Município de Ferreira do Zêzere: Agosto de 2019

Um fantástico e pesado volume de 380 páginas com o melhor do que se faz no Concelho de Ferreira do Zêzere. Estas recolhas são cada vez mais importantes para manter registadas e vivas as tradições gastronómicas numa altura em que a cozinha também andou a pender para a estandardização.
 
(...) seleção das 43 especialidades representadas na obra, confecionadas por restaurantes, pastelarias e particulares, entre entradas e refeições ligeiras, pratos de peixe, de lagostim e de carne, acompanhamentos e doçaria.
 
Uma obra fantástica, de homenagem à terra e às gentes de Ferreira do Zêzere, com um grafismo simples mas eficaz e com um bom registo fotográfico da confecção, dos pratos e das pessoas.
 
Maria Augusta Correia de Nóbrega: O Fascínio dos Licores. Edição da Autora: Funchal - 2002

Um livro muito muito curioso. Quase um manual de botica. São centenas e centenas de receitas, mezinhas e glorificação das plantas que a natureza nos dá, divididas por quatro capítulos fundamentais:
- A Infusão da Avó
- Os Licores
- Os Ponches
- O valor medicinal [das plantas]
 
Sempre acompanhadas de belíssimas ilustrações, fotografias e reproduções de pinturas. Um livro que é um hino à Ilha da Madeira - mas não são, extravasa a própria Ilha - e à sua extraordinária diversidade botânica e aos saberes ancestrais das gentes. Fascinante.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Bolo de Vila Nova


 Bolo de Vila Nova
 
5 ovos
350 gr. de açúcar de pilé
100 gr. de manteiga
250 gr. de farinha

Bate-se primeiro o açúcar e a manteiga (que deve ser derretida) e os ovos. Depois de muito bem batido até fazer castelo, deita-se a farinha continuando a bater até estar bem ligado.
Vai ao forno em forma untada de manteiga.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Saltaricos


Saltaricos
 
Pesam-se 8 ovos com igual peso de açúcar e metade deste peso de farinha; 250 grs. de manteiga; 125 grs. de amêndoas doces, descascadas e cortadas em pequenas tiras. Batem-se depois as gemas com o açúcar até ficarem brancas, junta-se a manteiga derretida, a farinha e as amêndoas, e mistura-se tudo; assim como se batem as claras em neve, juntando-as à massa, e mexendo com uma colher apressadamente. Estende-se esta massa da grossura de um centímetro, e corta-se em pequenos quadrilongos, indo ao forno a cozer em tabuleiros de lata.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Bolo de Viana do Alentejo


Bolo de Viana do Alentejo
 
250 grs. de açúcar em ponto de fio
200 grs. de amêndoa bem pisada
6 ovos 2 com clara
12 grs. de manteiga

Bate-se [tudo] no tacho em que está o açúcar, depois de bem batido leva 75 gr. de doce de gila, mexe-se tudo bem e vai ao forno em forma bem untada de manteiga e polvilhada de farinha.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Açúcar para cobrir cavacas ou qualquer outro bolo

O Confeiteiro Prático Português, de Jeronyma Catharina, Bertrand: 1908. P. 179

Açúcar para cobrir cavacas
ou qualquer outro bolo

Bate-se por espaço de uma hora com uma colher de madeira 500 gramas de açúcar, que se deve preferir o nº 1, por ser o mais branco e fino, reune-se-lhe 2 claras de ovos e umas gotas de sumo de limão azedo, tendo-se batido durante este tempo, emprega-se barrando-se os bolos com um pequenino pincel ou umas bonequinhas de pano branco fino, levam-se ao sol a secar, e, quando estiverem enxutos de um lado, vira-se este para baixo e barram-se de outro; nunca se barra o bolo do outro lado sem que tenha secado, o que primeiro se barrou para não ficar defeituoso.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Enganos de Senhora (ou uma outra forma de Suspiros!)

 
Enganos de Senhora
 

Em 500 grs. de açúcar em rama [dito "bruto"] e bem seco batem-se com uma colher, num alguidar, 5 claras até engrossar e branquear, juntando-lhe em seguida e pouco a pouco, mexendo sempre, 375 grs. de amêndoa ralada bem fina. Preparadas as latas com folhas de papel branco, se vai deitando nelas a massa com uma colher pequena e se levam ao forno brando. devem ficar bem espaçadas nas latas, porque crescem muito.

[No fundo, é uma outra forma de fazer suspiros.]

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Hoje fomos até à TVI falar do Pantagruel e de Rosa Bertha-Limpo

O Blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda foram até à televisão. Foi um gosto ter estado na companhia de Bertha Rosa-Limpo e alguns admiradores do mítico Pantagruel. Um bem-haja à Marta Taborda e à equipa do CristinaComVida, da TVI, pelo convite e pela fantástica tarde.
A todos recomendo o novo livro de Nuno Alves Caetano, neto de Bertha Rosa-Limpo, que acaba de lançar  As Doces Receitas da minha avó Bertha Rosa-Limpo, com muitas receitas inéditas.

Aqui fica a pequena participação para todos aqueles que não assistiram:

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Doação de JMA - ABC da Cozinha, Les Bonnes Recettes du Jardin des Modes, Caderno Manuscrito e receita de Pudim de Coco

Na semana passada recebi, de um querido amigo madeirense, o JMA, um amador das coisas boas da vida e de quem eu gosto muito, ofereceu-me algum receituário que aqui vos deixo.
 
Três números da publicação ABC da Cozinha, nomeadamente o volume 1, 3 e 4:
 
 

 
Também o Tomo II das Les Bonnes Recettes du Jardin des Modes, com um custo de 10 francos e integralmente em francês, como não podia deixar de ser.


E, como se não bastasse, um caderno manuscrito de receituário maioritariamente em francês mas de onde consegui apanhar uma receita em Português que seguidamente vos mostro:


Muito obrigado, meu querido JMA, pela sua generosa oferta, garantindo-lhe que os mesmos serão devidamente estimados e sempre disponíveis para retorno à família. Bem-haja.
 

 Pudim de Coco
 
7 ovos; pouco menos de um quarto de quilo de coco. 250 grs. de açúcar. Faz-se a calda com casca de limão e canela não muito forte.
Meia colher de chá de manteiga, 1 colher de farinha. Desfaz-se a farinha com as gemas depois a calda e o coco e 2 claras batidas em neve. Cose em banho-maria.

As mais visitadas são: