quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Pudim de Doce de Frutas


 Pudim de Doce de Fruta
 
Meio quilo de pêra ou maçã cozida até ficar desfeita, tira-se do lume e em estando fria junta-se-lhe 12 gemas que devem estar batidas com meio quilo de açúcar fino, deita-se na lata untada de manteiga e vai ao forno que tenha pouco calor. Também se pode fazer de damascos ou qualquer outra fruta.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Paul Plantier (Paulo Henrique Plantier) no Almanach Bertrand de 1903



Um curioso texto sobre Paul Plantier, o famoso autor de um dos mais extraordinários livros de cozinha em Portugal, O Cozinheiro dos Cozinheiros, presente no Almanach Bertrand de 1903.


Esta edição, a 2ª, é a que pertence à biblioteca do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda, e é de 1877.
Relembro um curioso texto que saiu numa publicação chamada O Binoculo : hebdomadario de caricaturas, espectaculos e litteratura - Primeiro ano, N.º 4, 10 Dez. 1870, sobre O Cozinheiro dos Cozinheiros.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Compéres à Carlos Leal: Feliz Dia Mundial do Riso!

Guia da Doceira em sua casa dedicado aos Artistas do Teatro Português,
de Maria Margarida (pseud. Bernardino Alves Lopes ?), [1934], Cartaxo, Tip. Treze, pág.25

 Compéres à Carlos Leal
 
Amassa-se durante algum tempo 500 grs. de açúcar; 1 quilo de farinha, 10 grs. de canela em pó e 250 grs. de banha de porco; depois fazem-se broinhas em redondo que vão em tabuleiro ao forno brando.
 
 
Hoje é Dia Mundial do Riso. A escolha de Carlos Leal não foi inocente. Considerado um dos mais geniais compére de revista e teatro, era respeitado pelos seus pares e amado pelo seu público. Eis algumas curiosidades:

À prima Eduarda. Pochade de Carlos Leal e pelo mesmo pintada. Lisboa 1-10-1925














Semana portuguesa : revista de informação e crítica. N.º 14, Dezembro de 1935

A rajada : revista theatral e litteraria / dir. e propr. Joaquim de Landerset. Ano 1. N. 2 - 8 de Janeiro de 1910.

Diário de Lisboa: 1 de Outubro de 1921

O Ilustrado, nº 4, 15 de Maio de 1933



segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Esquecidos  (Receita Conimbricense)

Autores Vários: O Cozinheiro dos Cozinheiros, Edição de Paul Plantier, 
Lisboa, 1877 - 2ª Edição. Pág. 592

 Esquecidos
 (Receita Conimbricense)
 
Deite-se em um alguidar, 12 gemas de ovos, meio quilo de açúcar; bata-se tudo muito bem por espaço de meio hora, junte-se-lhe 250 gramas de farinha, e bata-se outra meia hora: untem-se as latas com manteiga, pulverizem-se com farinha, deitem-se-lhe os bocadinhos da massa com uma colher; ficando separados uns dos outros para não se pegarem. [Vão ao forno]

domingo, 15 de janeiro de 2023

Essência de Alho

Constantino Carneiro: Novo Manual do Cozinheiro. Paris: Garnier Irmãos, Editores. Sem Data

 Essência de Alho
 
Ponha-se numa caçarola sobre o fogo uma garrafa de vinho branco e meio copo de vinagre, com seis cabeças de alhos, outros tantos de cravos da Índia, um quarto de noz moscada [cerca de 115 gr.] e duas folhas de louro. Quando tudo isso esteja a ponto de ferver, modere-se-lhe o fogo, e deixe-se sobre cinza quente espaço de seis ou sete horas. Passe-se depois na peneira para conservá-lo em vidros bem tapados, e podem empregá-lo em pequenas doses em infinidade de circunstâncias.

sábado, 14 de janeiro de 2023

Coroa da Rainha de Sabá

Phulano DE THAL: Cozinha Francesa. Livraria Clássica Editora, Lisboa - [1931]. pág.603

 Coroa da Rainha de Sabá
 
Provisões: 75 centilitros de leite, 80 gramas de chocolate, 120 gramas de miolo de pão, um ovo, algumas amêndoas doces.
 
Operações: Pôr a cozer numa caçarola, remexendo-os bem com uma colher de pau, o leite e o chocolate. Quando este ultimo estiver bem derretido acrescentar o miolo de pão. Ao cabo de meia hora esta mistura deve formar uma massa espessa que se passa pela peneira. Junte-se-lhe o ovo inteiro e algumas amêndoas doces trituradas. Unte-se de manteiga abundantemente uma fôrma em forma de coroa, vaze-se nela a preparação, coloque-se a fôrma em banho-maria e deixe-se cozer durante meia-hora. Verificar o grau de cozedura, enterrando na massa a lâmina duma faca, que deve sair intacta. Colocar a fôrma num recipiente com água fresca e desenformar só no dia seguinte, antes de servir. No centro da coroa, dispor um creme inglês com baunilha ou arroz doce.
 
Rainha de Sabá de Konrad Kyeser's "Bellifortis" ("Força na Guerra"), tratado militar germânico c. 1405

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Croquetes de Arroz Doce


Croquetes de Arroz Doce

Com arroz doce frio e bem consistente fazem-se com as mãos croquetes do feitio de ovos de galinha, enrolam-se em pão ralado e passam-se por ovos batidos, tornando a passar-se por pão ralado até que tenham espessura de côdea bastante, e depois frigem-se em pingue de porco ou manteiga de vaca e pingue, conforme o gosto de cada um; servem-se quentes polvilhados com canela em pó e açúcar branco cristalizado ou refinado.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Ovos Verdes


 Ovos Verdes
 
Cozem-se os ovos, partem-se ao meio, tira-se as gemas que se deitam numa frigideira com um pouco de manteiga, sal e um poucochinho de leite. Tira-se do lume e mistura-se salsa muito picadinha. Depois deita-se este picado dentro dos ovos. Põem-se num prato de ir ao forno com uma crema. Ou então, bate-se um ovo onde se embrulham os ovos e vão a alourar numa frigideira com azeite. Faz-se um milho de fricassé e serve-se com o fricassé em lugar da crema.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Sonhos (anteriores a 1910)


 Sonhos
 
Amassam-se muito bem com um copo de água tépida, 500 gramas de farinha, juntam-se-lhe 6 gemas de ovos e um requeijão bem fresco, derretem.se 375 gramas de manteiga e junta-se à massa com dois cálices de aguardente e casquinha de limão bem cortada, ou uma pouca de baunilha; amassa-se tudo e deixa-se repousar. Em seguida batem-se até ficarem brancas 6 claras de ovos que se deitam na massa na ocasião de cozer os sonhos.
O molde deve-se esquentar por dentro e por fora num fogo de carvão, unta-se por dentro com manteiga, deita-se-lhe uma colher de massa, e coloca-se novamente sobre o lume, tendo o cuidado de o aquecer igualmente. Cada sonho gasta ordinariamente pouco mais de 2 minutos.
Retira-se o sonho para uma travessa e polvilha-se com o açúcar areado, e assim se vai procedendo com o resto da massa.

domingo, 8 de janeiro de 2023

Calimentário da Editora Vira



Para começar bem o ano de 2023, nada melhor que pendurar o Calimentário da Vira e descobrir que alimentos são próprios de cada estação e experimentar as receitas fáceis e saborosas que podemos fazer com eles.
A Vira Editora é uma caixa de surpresas linda. Visitem o site e as redes sociais e surpreendam-se.



Referencial Gastronómico do Minho


Mais um belíssimo exemplo do que as autarquias e outros poderes locais podem fazer para valorizar, preservar e divulgar a gastronomia regional, um dos pilares turísticos e de união inter-geracional e inter-regional mais importantes.
Retirado do site da Câmara Municipal de Viana do Castelo, transcrevo:

Referencial Gastronómico do Minho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"O Referencial Gastronómico do Minho tem como objetivo "valorizar o receituário minhoto na gastronomia local e nacional, trazendo maior visibilidade pública aos pratos tradicionais e estimulando a população e os restaurantes a recolocarem estes pratos no centro da alimentação e promovendo-os".
A organização do Receituário da Gastronomia Minhota implicou o "levantamento das especialidades gastronómicas caraterísticas do Minho, dos ingredientes regionais e dos modos de confeção regionais; a definição das matérias- primas endógenas e dos produtos não oriundos da região que são toleráveis e dos processos de produção e confeção, que garantem as caraterísticas essenciais da gastronomia Minhota; o estabelecimento das relações entre o receituário e os produtos locais".

O Referencial Gastronómico do Minho está disponível em:
http://www.minhoin.com/fotos/editor2/referencialgastrono769micodominhoaf.pdf"

 
Não deixem de consultar, ler e partilhar este trabalho e experimentem as iguarias intemporais que ali nos oferecem. Se ainda não ficaram convencidos, convido-vos a ver esta reportagem realizada pelo portal Sapo: https://24.sapo.pt/vida/artigos/carta-gastronomica-do-minho-do-pudim-abade-de-priscos-as-papas-de-serrabulho-para-provar-que-a-gastronomia-nao-e-um-museu

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Pão Podre do Convento de S. Bento

Aurora Jardim. [Alinanda]: Arte de Bem Comer. Comp. e Imp. na Tip. e Enc. Domingos d’Oliveira, Porto. 1929. p. 476

 Pão Podre do Convento de S. Bento
 
500 gramas de açúcar
2 quilos de farinha
500 gramas de fermento
250 gramas de manteiga
25 gemas e 12 claras
Sal, canela e noz moscada q. b.

Batem-se os ovos e aquecem-se em banho-Maria, não os deixando cozer. Vai-se desfazendo o fermento a pouco e pouco nos ovos, juntando a farinha e a manteiga derretida. Amassa-se bem como se fosse pão. Depois de amassado cobre-se com um cobertor e põe-se a levedar. Conhece-se a levedura quanto tiver atingido o dobro do seu volume. Corta-se a massa, enrosca-se e coloca-se nos tabuleiros em que há-de cozer. Volta a deixar-se levedar. Nesta altura, conhece-se que está lêvedo quando, carregando com um dedo, a massa torna a levantar. Vai ao forno muito forte a cozer.

Ano novo, novas aquisições

E para começarmos bem o ano, eis que temos novas publicações para encher as prateleiras da biblioteca do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda.
Assim sendo, contamos com:
 
Aurora Jardim. [Alinanda]: Arte de Bem Comer. Comp. e Imp. na Tip. e Enc. Domingos d’Oliveira, Porto. 1929

Aguilar Lozano: Indústrias Caseiras - Marmeladas, Biscoitos e Doces de Ovos. Empresa Literária Universal. Lisboa [pós-1912]
Leon Chaubert:
Indústrias Caseiras - Ponches, Carapinhadas e outros refrigerantes. Empresa Literária Universal. Lisboa [pós-1912]
  

Maria Helena Fontalva: Manual de Bem Comer Para Bem Viver. Livraria Simões Lopes de Manuel Barreira. Porto: DL 1956

Olivier Anquier: Olivier em Portugal. Modelo Continente Hipermercados. Julho 2003
 
São ou não são de fazerem crescer água na boca?!

A todos os leitores e visitantes do blog, um ano de 2023 muito feliz e sereno, com muitas e especiais iguarias. Que os lugares à mesa nunca faltem, nem excelentes motivos para nela se reunirem com familiares e amigos. 

 Bem-hajam!

As mais visitadas são: