quarta-feira, 27 de julho de 2022

Cangica

Semana portuguesa : revista de informação e crítica N.º 8, 14 de Março de 1933

Cangica

Colhem-se as espigas de milho ainda em leite, isto é, verdes, lavam-se e passam-se ao ralador; à massa obtida junta-se-lhe depois leite, açúcar e sal; leva-se num tacho ao lume, mexendo sempre até ficar com a consistência de creme; retira-se do lume, junta-se manteiga, põe-se na travessa e polvilha-se com canela.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Charlotte Russa e Bolos Secos Para Chá

República, 04 de Abril de 1956

 Charlotte Russa

Forrai uma forma com palitos la reine. Desfazei 1 colher de doce de gelatina em pó em 1/2 [meia] chávena de água fria. Bateu 4 gemas de ovos com 4 colheres de sopa de açúcar. Juntai 1/4 [250 ml] de leite e um pouco de rum e aquecei sem deixar ferver.
Fora do lume juntai a gelatina desfeita e misturado até arrefecer.
Juntai então 100 grs. de frutas cristalizadas, cortadas miudinhas e 2 decilitros de creme.
Deitai na forma e deixai ao fresco ou na geleira durante algumas horas.
Guarnecei com duas claras batidas em neve, bem açucaradas.

Bolos Secos Para Chá 

Misture-se muito bem 500 grs. de farinha de trigo, 250 grs. de açúcar, uma colher das de sopa bem cheias de manteiga, um pouco de pó de canela e o leite necessário para se tender a massa. Depois de bem ligada e batida, estenda-se sobre a tábua com um rolo, deixando-a delgada. Cortam-se de diferentes feitios e levam-se ao forno num tabuleiro polvilhado de farinha.
Servem para guardar e conservam-se muito tempo fechados em latas.

sábado, 23 de julho de 2022

Bifes Enrolados

República, 11 de Abril de 1956

Bifes Enrolados


Para 4 a 6 pessoas:
Cortam-se 750 gramas de carne do pojadouro em bifes delgados e bastante compridos, batem-se e temperam-se com sal e pimenta. Prepara-se à parte um puré de batata, consistente, a que se junta um pouco de fiambre cortado miúdo, ou presunto cru passado por banha. Põe-se o volume de uma colher, das de sopa, do puré em cima de cada bife, enrola-se este e prende-se com um palito ou ata-se com um fio. Fregem-se em manteiga, virando-se frequentes vezes, e servem-se com o próprio molho e com acompanhamento de ervilhas cozidas com manteiga. O recheio dos bifes pode também ser de 250 gramas de carne de salsichas com um pouco de salsa picada e algumas gotas de limão.

terça-feira, 19 de julho de 2022

Maria de Lourdes Modesto: In memoriam



É impossível definir a importância de Maria de Lourdes Modesto para o estudo, fixação e divulgação da gastronomia portuguesa. Foi uma Sábia, excelente comunicadora, sensível e generosa. O seu trabalho é inesgotável e perdurará, pelos séculos dos séculos, no paladar e no olfacto do País. Uma perda enorme a sua morte. 
Obrigado, mil vezes obrigado.

Esta foto tirei-a eu numa conversa no Museu Bordalo Pinheiro com o chef Hugo Nascimento!

domingo, 17 de julho de 2022

Drop Scones

 
 
 Drop Scones
 
4 colheres bem cheias de farinha
1 de açúcar
Dois ovos inteiros
Um pouco de leite só para ligar, um bocadinho de sal e uma colher de sopa de fermento inglês.
Mistura-se o açúcar com a farinha e depois junte o resto pouco trabalhado e por ultimo o fermento.
Deita-se na frigideira com colher de chá. A frigideira unta-se apenas com manteiga ou banha.

sábado, 16 de julho de 2022

Recheio para Bolos de D. Rodrigo


 Recheio para Bolos de D. Rodrigo
 
Em estando 250 gr. de açúcar em ponto de fio, deita-se-lhe 50 gr. de amêndoa bem pisada e 10 gemas de ovos, mexe-se muito bem e põe-se novamente ao lume para enxugar.
Para se fazerem os bolos é necessário fios de ovos, põe-se na mão alguns fios deita-se uma colherzinha de recheio e tapa-se também com os fios; os bolos devem ficar redondos e altos, prontos estes passam-se pelo açúcar em ponto e depois por açúcar seco.

In Memoriam a Helena Nilo e a Rita Garnel

Após ausência prolongada, eis que voltamos ao serviço das receitas, da gastronomia, da cozinha e da história. E recomeço por homenagear duas amigas, duas pessoas muito importantes na minha vida, e que foram para Deus com apenas dois dias de intervalo. A Helena Nilo e a Rita Garnel para sempre ficarão na minha memória, no meu coração, nas minhas acções. 

As mais visitadas são: