quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Bola de Carne

Bola de Carne

25 gr. de fermento de padeiro, 125 de leite morno, 1 colher (de chá) de açúcar, 250 de farinha, 1 colher (de chá) de sal, 2 colheres de margarina.

Esfarela-se o fermento numa tigela, polvilha-se com o açúcar e metade do leite morno e deixa-se levedar até crescer o dobro. Depois esfarela-se a farinha e a gordura com as mãos, junta-se o fermento levedado e o resto do leite. Trabalha-se um pouco e estende-se com o rolo em quadrado, cobre-se com fiambre, bacon e carne estufada ou aves, enrola-se depois em diagonal ou em rectângulo. Deixa-se levedar 1 hora. Forno moderado. 

Existem outras receitas de Bolas de Carne neste blog. Procure na barra lateral de entradas do blog... boas escolhas!

sábado, 23 de setembro de 2017

Bolo de Figos



Um homem não é de ferro... vê esta receita de Bolo de Figos do maravilhoso blog da Guida Cândido e entra em trabalhos. Mas compensou. Não ficou lindo?
Vejam aqui a receita e experimentem... não se vão arrepender: http://www.panelasemdepressao.com/2017/09/22/bolo-de-figos-para-receber-o-outono/

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

(Massa) Choux

Choux

Meia chávena de manteiga derretida em 1 chávena de água. Logo que levanta fervura deita-se meia chávena de farinha mexendo sempre. Em arrefecendo deitam-se 3 ovos inteiros, 1 de cada vez e bate-se bem. Vão ao forno forte em latas sacas e põe-se com 2 colheres no tamanho que se quiser.
Depois de frios recheiam-se com creme chantilly, de baunilha ou de chocolate e polvilham-se com açúcar.

domingo, 17 de setembro de 2017

Sopa de Azedas e Sopa de Camarão

Carlos Bento da Maia, Tratado Completo de Cozinha e de Copa,
 edição de 1904, pág. 417

Sopa de Azedas

Lavam-se as azedas, cozem-se, passam-se por uma peneira ou passador fino, junta-se-lhe caldo de carne, queijo ralado, sumo de limão e lança-se a mistura resultante e fervente sobre miolo de pão torrado.

Sopa de Camarão 

Coze-se camarão e pisam-se as cabeças, caudas e cascas, no almofariz, molhando-se com o caldo respectivo. O polme resultante leva-se ao lume com o resto do caldo, um tomate maduro, cabeças de nabos e cenouras cortadas miúdas e, em estando tudo cozido, passa-se por um passador, depois do que o novo polme vai outra vez ao lume, juntando-se-lhe os corpos dos camarões, sal, pimenta, algum vinho branco e água suficiente, lançando-se o caldo formado sobre o pão frio ou torrado, em bocadinhos, e servindo-se em seguida.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Antes que corras, olha o que comes - notas técnicas por Salazar Carreira

Para ler a notícia clique no botão direito do seu rato 
e depois seleccione "ver imagem".
 
Uma curiosidade que nos chega pela publicação desportiva Stadium, N.º 67, de 15 Março 1944 - Atletismo e o "carregar de baterias".

Doce de Ovos (rápido)

Semana Portuguesa: Revista de Informação e Crítica. 03 de Abril de 1933, Nº 9

Doce de Ovos
(Rápido)


225 gr. de açúcar, 7 gemas de ovos e meia chávena de leite.
Ligam-se as gemas com o açúcar e depois de ligadas deita-se-lhe o leite e vai ao lume mexendo-se sempre sem parar. Quando principia a engrossar está pronto. 

domingo, 10 de setembro de 2017

Tigelada

Teixeira, Vasco A. Valadares: Comidas e Práticas do Sistema Alimentar na Região do Fundão,
Edições Colibri, 2005 - pág. 373

Tigelada


 3 ovos; 1 litro de leite; 250 g. de açúcar; 1 colher de sopa de farinha; 1 colher de chá de canela.

Bater bem os ovos, o açúcar e a canela.
Misturar o leite e a farinha.
Untar com azeite uma tigela de barro vidrado e juntar-lhe o preparado.
Levar ao forno a cozer - uma hora.

Existem outras receitas de Tigelada no blog. Procure na barra-índice do blog.

Comidas e Práticas do Sistema Alimentar na Região do Fundão


E, por vezes, as boas surpresas acontecem. Esta tese de Vasco A. Valadares Teixeira - Comidas e Práticas do Sistema Alimentar na Região do Fundão, Edições Colibri, 2005 - é muito, muito interessante. Além de uma excelente "viagem" pela memória material e imaterial pela Cozinha (cap. I) e Manjares e Comensalidades (cap. II) na região do Fundão, ainda somos presenteados por uma colectânea significativa de receitas que compreende "pão, colações e merendas, sopas, pratos, doces e fritos, enchidos e condimentos e molhos".
Era tão bom ver replicado este género de estudo para todo o país. Uma delicia.
O livro pode ser adquirido nas Edições Colibri

As mais visitadas são: