quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Do Manuscrito à Mesa: cozinhar receitas do século XVIII



Retirado da página de Facebook do Reseed Project. Visitem. Tem sempre coisas fantásticas. 

Temos uma novidade deliciosa! São 12 receitas de entradas, 8 de pratos de legumes, 8 de pescado, 12 de carne, 19 sobremesas e 5 bebidas. Todas estão no e-book “Do manuscrito à mesa. Cozinhar receitas do século XVIII” que já está disponível em acesso aberto!

Em 2019/2020, acompanharam o projeto“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades?”, resultado da parceria entre o ReSEED o Mestrado em Inovação em Artes Culinárias - MIAC. Estudámos as receitas do manuscrito de Francisco Borges Henriques (1715) com os alunos. Passámos pelos desafios de perceber e adaptar medidas, ingredientes e técnicas do século XVIII. 

Testemunhámos testes e mais testes dos estudantes no processo de reinterpretação. O melhor de tudo isto chega agora! Cada receita está apresentada na versão reinterpretada, com a referência ao autor da mesma, e também na versão original.

Sem perder a essência das receitas originais, nas reinterpretações é possível perceber as diferenças em termos de sabores e texturas, ainda que alguns métodos de confeção do século XVIII sejam parecidos com os atuais. Um menu contemporâneo que todos podem reproduzir em casa. Vamos a isto?


As mais visitadas são: