terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Consoada de luz e calor


Meus queridos amigos, familiares, leitores do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda e destas lides pelas redes sociais, venho desejar-vos uma noite de Consoada muito feliz, luminosa e quente, lembrando-nos que Aquele que esperamos, e a razão de ser desta noite de esperança e de fraternidade, veio-o dar-nos a palavra e a acção do Amor. E mais do que a mesa farta, é a comunhão que sentimos em redor da mesa que devemos cuidar.

Um Santo e Feliz Natal para todos.

domingo, 22 de dezembro de 2024

A Ceia de Natal no restaurante Fama, em Aveiro.


- ISAÍAS 11:1 
Um novo ramo sairá do tronco de Jessé, e da sua raiz brotará um rebento.

- 2 REIS 4:38-39 
Depois disto, Eliseu regressou a Guilgal. Havia uma grande fome naquela região. Enquanto falava para um grupo de profetas que se sentaram diante dele, disse ao seu criado: «Põe uma panela grande ao lume e faz uma sopa para os profetas.» Um deles foi ao campo apanhar legumes e encontrou uma planta silvestre de que colheu uma capa cheia de frutos parecidos com abóboras. Quando regressou, cortou-os aos pedaços e meteu-os na panela da sopa, sem saber o que era. 


- GÉNESIS 18:6-8 
Então Abraão correu para dentro da tenda e disse a Sara: «Depressa! Amassa três medidas da melhor farinha e faz alguns pães!» E ele correu para o seu gado e trouxe um vitelo novo e gordo e entregou-o a um criado que o cozinhou rapidamente. Depois serviu aos hóspedes o vitelo que tinha preparado, ofereceu-lhes ainda manteiga e leite. E ele próprio ficou à disposição junto deles, debaixo das árvores, enquanto eles comiam.

- ISAÍAS 7:15 
Comerá requeijão e mel, até chegar à idade de saber rejeitar o mal e escolher o bem. 

A grupeta fantástica

Luís Lavrador Pai fala-nos da alimentação na Bíblia

Luís Lavrador explica-nos a inspiração das diversas iguarias 

O grande livro!

Fantástica Ceia de Natal "Ao sabor da Biblía", no restaurante Fama by Luís Lavrador, em Aveiro, de e com Luis Lavrador, que idealizou e nos apresentou a carta.
Um belo grupo continua ser, no entanto, o ingrediente principal. 

E para a inspiração nas bebidas tivemos Água:

- GÉNESIS 1:1-2, 6
No princípio, quando Deus criou o céu e a terra, a terra estava sem forma e sem ordem. Era um mar profundo coberto de escuridão; mas sobre as águas pairava o Espírito de Deus. 
Depois Deus disse: «Que exista um firmamento entre as águas, para as separar umas das outras.» 

Suco de Maçã:

- CÂNTICO 2:5
Reanimem-me com passas de uva, confortem-me com maçãs, porque morro de amor!

E Vinho:

- JOÃO 2:3, 10 
A certa altura da boda faltou o vinho. Então a mãe de Jesus disse-lhe: «Já não têm vinho!» 
e observou-lhe: «É costume nas bodas servir primeiro o vinho melhor e só depois de os convidados terem bebido bem é que se serve o menos bom. Mas tu guardaste o melhor até agora!»

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

João Pedro Gomes fala da História da Doçaria Portuguesa



Não percam o livro. É imprescindível. Não é um derrubar de mitos mas a construção de um discurso histórico cientifico emocionante... a realidade, aqui, é bem mais interessante que a ficção.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

A Última Ceia para um Santo Natal



É talvez a mesa mais famosa do mundo e foi uma emoção vê-la hoje ao vivo e a cores.
E é com ela que venho desejar a todos os meus amigos e leitores do Blog e página de Instagram de As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda um Santo Natal, com uma mesa de Consoada rodeada por aqueles que escolhemos, que nos escolheram e que amamos. Mais do que uma mesa farta, que Jesus não tinha, é isto o que mais importa... o Amor, esse mesmo que nos deu como Mandamento Novo. 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Molde para Broas de Mel

Uma querida amiga ofereceu-me um belíssimo (e pesado) molde para Broas de Mel e a respectiva receita que se confeccionava em casa de sua Avó. 

Muito obrigado, R.

domingo, 1 de dezembro de 2024

Nozes Doces


Nozes Doces

Toma-se 450 gr. de açúcar em ponto baixo, meio quilo de nozes esburgadas [isto é, descascadas] mas inteiras, tira-se-lhe também a pele grossa que tem no meio; mistura-se com o açúcar e mexe-se com uma colher mas evitando sempre que se partam as nozes; em estas estando enxutas colocam-se numa tábua mas põem-se distanciadas umas das outras.

Bolo de Frutos Secos

 

Bolo de Frutos Secos

Farinha 250 gr.
Açúcar 250 gr.
Ovos 3
Um copinho de vinho fino
Uma colher de chá de fermento inglês
Canela, nozes, passas, pêras, cidrão, laranja, amêndoas, abóbora, tudo cortado em bocadinhos pequenos.
Uma colher bem cheia de manteiga derretida.

Betem-se primeiro os ovos com o açúcar, depois vai-se deitando a farinha a pouco e pouco e em estando bem batido deita-se o resto das coisas.
Vai ao forno em forma untada de manteiga e polvilhada de farinha.

As mais visitadas são: