sexta-feira, 2 de junho de 2023

Novas aquisições para a Biblioteca do Blog!

Maria Olímpia Areal: Doces Familiares. Porto: edições ASA, 3ª ed.: 1960

Marques da Cruz: Em Nome do Mel - História, gastronomia, saúde. Sintra: Colares editora, 1997


Maria do Rosário Worisch Alvim: Receitas de Vidas. Lisboa: Chiado Editora, 2018

Aqui segue uma actualização das aquisições mais recentes. Três livros muito diferentes mas belíssimos. No primeiro - Doces Familiares - somos levados por um grande clássico que conheceu a primeira edição em 1953 e que depois foi sendo sucessivamente reeditado. Esta é a terceira edição. Com um grafismo cuidado e receitas muito variadas, este é um daqueles livros fundamentais para a doçaria nacional. E tem aquele ar vintage que tanto gosto.
O segundo livro - Em Nome do Mel - é um daqueles livros com a irrepreensível chancela da Colares Editora. José Marques da Cruz leva-nos pelo mundo fascinante do mel, quer em termos historiográficos quer gastronómico. Para quem é "doido" por este néctar amarelo, é de utilização constante. Segue uma receita já a seguir.
Por fim, chegamos a uma aquisição realizada na Feira do Livro de Lisboa 2023 e trata-se de um livro da mulher do guitarrista Fernando Alvim, Senhora Dona Maria do Rosário Worisch Alvim. Uma história de vida de uma família, entre Áustria e Portugal, entre os horrores da II Guerra e a ditadura portuguesa. No final do livro, uma compilação extraordinária das receitas de família que acompanharam toda a história. Muito curioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: