sexta-feira, 23 de junho de 2023

Vita Prima. Santo António em Portugal - Pãezinhos Antonianos e Bolos de Santo António

 
O Museu de Lisboa - Palácio Pimenta (Campo Grande, 245), acaba de inaugurar uma extraordinária exposição intitulada Vita Prima. Santo António em Portugal, que nos conta a extraordinária vida - infância e juventude - de Fernando de Bulhões (Santo António) na cidade de Lisboa e Coimbra. Esta exposição ficará patente no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta até dia 31 de Dezembro. Paralela a esta exposição, há todo um programa de visitas guiadas, concertos, conversas e muitas surpresas. Pode ir acompanhando o calendário das actividades aqui: https://museudelisboa.pt/pt/acontece/vita-prima-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o-infancia-juventude-santo-antonio
 
Para assinalar esta inauguração, trago duas receitas relacionadas com o Santo António e retiradas do caderno manuscrito da Avó Eduarda.


Pãezinhos Antonianos
 
200 g. de manteiga, 200 g. de farinha, o mesmo peso de açúcar e dois ovos inteiros. Mistura-se tudo a formar uma massa rija para enrolar com a mão sem lhe deitar mais farinha e formam-se os pãezinhos que se colocam sobre uma lata afastados uns dos outros. Douram-se com gema de ovo e vão ao forno.
 

 Bolos de Santo António
 
 3/4 [três quartos] de farinha, 4 ovos, 250 g. de açúcar, 1 chávena de azeite, 1 chávena de leite, 1 colher de bicarbonato de soda. Um pouco de sal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: