domingo, 8 de janeiro de 2023

Referencial Gastronómico do Minho


Mais um belíssimo exemplo do que as autarquias e outros poderes locais podem fazer para valorizar, preservar e divulgar a gastronomia regional, um dos pilares turísticos e de união inter-geracional e inter-regional mais importantes.
Retirado do site da Câmara Municipal de Viana do Castelo, transcrevo:

Referencial Gastronómico do Minho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"O Referencial Gastronómico do Minho tem como objetivo "valorizar o receituário minhoto na gastronomia local e nacional, trazendo maior visibilidade pública aos pratos tradicionais e estimulando a população e os restaurantes a recolocarem estes pratos no centro da alimentação e promovendo-os".
A organização do Receituário da Gastronomia Minhota implicou o "levantamento das especialidades gastronómicas caraterísticas do Minho, dos ingredientes regionais e dos modos de confeção regionais; a definição das matérias- primas endógenas e dos produtos não oriundos da região que são toleráveis e dos processos de produção e confeção, que garantem as caraterísticas essenciais da gastronomia Minhota; o estabelecimento das relações entre o receituário e os produtos locais".

O Referencial Gastronómico do Minho está disponível em:
http://www.minhoin.com/fotos/editor2/referencialgastrono769micodominhoaf.pdf"

 
Não deixem de consultar, ler e partilhar este trabalho e experimentem as iguarias intemporais que ali nos oferecem. Se ainda não ficaram convencidos, convido-vos a ver esta reportagem realizada pelo portal Sapo: https://24.sapo.pt/vida/artigos/carta-gastronomica-do-minho-do-pudim-abade-de-priscos-as-papas-de-serrabulho-para-provar-que-a-gastronomia-nao-e-um-museu

1 comentário:

As mais visitadas são: