quarta-feira, 3 de março de 2021

Novo Manual do Cozinheiro, de Constantino Carneiro - 1867

Constantino Carneiro: Novo Manuel do Cozinheiro. Paris: Garnier Irmãos, Editores. Sem Data

O Blog As Receitas da Avó Helena da Avó Eduarda adquiriu mais uma edição peculiar da qual pouco ou nada se sabe. Primeiro, é escrita em português mas editada em França. O autor, de nome Constantino Carneiro, apresenta-se como chefe de cozinha... mas de onde? Por onde terá andado este homem? Em Portugal? No Brasil (este livro surge no catálogo de 1913 da livraria Garnier, no Rio de Janeiro)? Em França? Ou em Espanha? E a referência a Espanha não é inocente: há, volta e meia, umas "espanholadas" como "patatas" em vez de "batatas" ou "botelhas" ou em vez de "garrafas". 

A pesar de los pesares, é uma obra muito interessante e muito muito bem escrita nas páginas iniciais, onde somos levados por capítulos como Método para trinchar e servir bem à mesa - com ilustrações a acompanharem o texto -, Sobre a cortesia e comedimento que deve observar à mesa o bom gastrónomo, e regras para trinchar e servir, ou os tipos de Serviço.

Ao longo do livro, pelo menos do que vi, há duas referências: uma ao Almanak dos Gulosos e outra - curiosamente na receita do Molho Português, ao seu autor: Grimod de La Reynière (na imagem).

 


 Na obra disponível no site BNF Gallica:

encontramos a indicação de que o livro Novo Manual do Cozinheiro conheceu uma edição em 1867... mas nem desconfio se esta que foi adquirida é essa edição ou alguma posterior, pois é completamente omissa na data.

Se souberem alguma informação adicional, por favor não hesitem e contem-me tudo... até lá, desfrutem de algumas receitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: