segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Maria Alberta Menéres com Os Petiscos dos Famosos e o Escabeche à Moda da Mãe de Amália Rodrigues

Os Petiscos dos Famosos, de Maria Alberta Menéres, Ilustrações de Miguel Teixeira. Ed. Edinter: 1992

Em 1992, com coordenação de Maria Alberta Menéres e ilustrações de Miguel Teixeira, a editora Edinter lançava este Os Petiscos dos Famosos, uma recolha de receitas junto de algumas figuras de diversas áreas da sociedade portuguesa. Assim, na abertura, temos Amália Rodrigues, seguindo-se Ana Salazar, Beatriz Costa, Dina Aguiar, Emílio Peres, Fernando Pessa, Filipe La Féria, Joaquim Letria, Júlio Resende, Laura Ayres, Lídia Jorge, Luís Miguel da Veiga, Maluda, Manuel Luís Gocha, Olga Prats, Raul Solnado, Rosa Mota, Rui Águas, Rui Veloso, Teresa Guilherme e Téte.
Cada figura é acompanhada por um belíssima fotografia, um poema escrito por Maria Alberta Menéres e um depoimento do 'gastrónomo' convidado.

E, tal como o livro, comecemos por Amália Rodrigues:

Amália Rodrigues
 
 Carapaus (1) [por Maria Alberta Menéres]
 
Ai panelas arredondadas
Ai panelas arredondadas
Mora aqui algum doutor
Mora aqui algum doutor
 
Ai eu venho aperaltar
Ai eu venho aperaltar
Ai vou jantar com o meu amor
Ai vou jantar com o meu amor
 
São carapaus são carapauzitos
São portugueses são portuguezitos
São portugueses não podem ser maus
São carapauzitos são os carapaus
 
Ai um dia fui ao mar
Ai um dia fui ao mar
Comi à sombra das naus
Comi à sombra das naus
 
Sardinha assada na brasa
Sardinha assada na brasa
No molho dos carapaus
No molho dos carapaus
 
São carapaus são carapauzitos
São portugueses são portuguezitos
São portuguezitos são portugueses
São carapauzitos são os carapaus
(1) - Parafraseando a toada popular "Caracóis" que Amália celebrizou
 
 
Quando por um simples nome próprio, Amália, alguém é conhecido no seu país e pelo mundo inteiro, nada há a apresentar: é toda uma vida, é toda uma arte que se impôs e escreve em cada momento a sua força. Amália é a grande força do Fado. A voz que lhe nasce no coração e na garganta é a voz das nossas raízes que não sabemos calar e queremos ouvir. Única, ela entendeu há muito a sabedoria da simplicidade. Por isso, nos oferece esta deliciosa Biografia: "Amália da Piedade Rodrigues, casada, fadista segundo uns, cantora segundo outros. Quando se canta tanto e durante tanto tempo como eu, pouco mais fica para acrescentar: uns tantos filmes, algumas peças de teatro em tempos que já lá vão, centenas de discos e umas dúzias de prémios e condecorações. Nos raros intervalos gosto de comer carapaus de escabeche, sardinhas assadas, arroz de bacalhau ou sopa de peixe. Mas não tenho a mania que sou cozinheira. No fundo, só sei cantar..."
 
 Escabeche à Moda da Minha Mãe
 
 Aqui fica a receita de um petisco muito apreciado por Amália Rodrigues.
 
1 Fritam-se os carapaus ou as sardinhas normalmente, mas não se aproveita o azeite onde foram fritos!

2 Numa frigideira põem-se bastantes alhos descascados e cebolas em quantidade, partidas às rodelas, com azeite que chegue para alourar. E vai ao lume.

3 Acrescenta-se azeite na quantidade desejada e, quando levantar fervura, junta-se bastante salsa, louro, um pouco de pimenta e sal, e deixa-se ferver cerca de um quarto de hora.

4 Retira-se então a frigideira do lume, deita-se vinagre a gosto e torna a levar-se ao lume, deixando ferver mais 5 a 10 minutos.

5 Retira-se do lume e finalmente junta-se cá fora mais um pouco de vinagre, ficando assim o escabeche pronto para ensopar os carapaus ou as sardinhas.

6 Sempre à moda da minha mãe e porque de facto se trata de um verdadeiro petisco, experimentem comer os lombinhos dos carapaus com fatias de pão caseiro, tudo acompanhado a... chá!

Depois de ler esta receita, fico a magicar na infância de Amália Rodrigues, na minha infância, nas infâncias pobres das crianças de hoje. E então entendo como os cheirinhos e os sabores de tais cozinhados, feitos a um lume de tradição e amor, são coisas próprias para acompanhar o crescer da gente.
É o povo quem diz:
"Cada dia de vida é uma existência em miniatura".

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: