segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Caramelos de Chocolate e Creme e o racionamento de alimentos!

Há tempos publiquei uma receita deste livrinho curioso, do qual nada sei, nem a data... mas eis que ao folheá-lo hoje encontrei esta pequena nota que se encontra em itálico e que diz para quem conseguir arranjar açúcar. Ora, percebe-se, falamos na falta de certos géneros alimentícios - neste caso, do açúcar - e/ou do racionamento de alimentos. Grande Guerra ou II Grande Guerra? Pelas gravuras, pelo tipo de roupa e cabelo que nos aparecem, só podemos estar a falar da horrífica II Grande Guerra. Ora, tendo o governo de Salazar imposto o Racionamento no ano de 1943, talvez seja por esta data, mais ano menos ano, a publicação deste livro.

[Algumas horas depois da publicação do post recebo uma mensagem fantástica que dizia:

Olá, boa tarde. Sigo o seu blog há vários anos. Também eu tenho vários cadernos com receitas da minha avó. Esta receita é retirada de uns fascículos de culinária que vinham com a revista Modas e Bordados e depois eram encadernados.

Muito obrigado ao Jorge por ter ajudado a desvendar este "mistério"!]



Algumas receitas doces para quem conseguir arranjar açúcar. Os outros aguardarão com paciência melhores dias, conservando as receitas.

Caramelos de Chocolate e Creme

Numa vasilha com dois decilitros de água deitam-se 500 grs. de açúcar e duas "tablettes" de chocolate ralado e desfeito em duas colheradas de creme. Faz-se ferver tudo, até atingir o ponto quebrado, e deita-se sobre um mármore levemente untado de azeite. Dois minutos depois corta-se a pasta em quadrados de modo que se destaquem uns dos outros antes de esfriarem.

1 comentário:

As mais visitadas são: