quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Tatti-Oggies (Cornish Pasties) - Tatti Oggies (Pastéis da Cornualha)

The Oporto Ladies' Secrets (Segredos das "Senhoras Inglesas" do Porto): Novembro de 1981

Um livro que eu adoro e que já não me lembro de publiquei alguma receita contida nele. É uma edição bilingue, editado no ano de 1981 mas pensado já desde os anos sessenta e que partiu da colecção de "Avó Branca" - através da sua neta Angela Sellers - nada mais nada menos que sobrinha de Bullhão Pato. Mas também apresenta receitas antigas da família Cassels Chambers, Delaforce, Graham, Jennings, Perkins, Reid, Sellers, Symington, Tait... tudo famílias que têm a cidade do Porto na sua história. O livro é dedicado à causa da Unidade Cristã.


Tatti Oggies
(Pastéis da Cornualha) 
 
 A Colecção Nancarrow

As receitas que se seguem fazem parte de uma colecção preparada por uma tal Mrs. Nancarrow, mulher de um lavrador da Cornualha que vivia em Penzance no princípio deste século [XX]. Foram-me dadas pela Jean Pearce, mulher de meu primo, da família Nancarrow, e são todas receitas tradicionais da Cornualha - a maioria delas anotadas como rascunhos num livro de contas da velha Mrs. Nancarrow onde ela tomava nota da colheita de leite das suas vacas e do preço a que o vendia!
São uma contribuição minha, Julie Mae Trevithick Miles, habitante do Porto mas oriunda da terra de Tre... Pol... e Pen... para mostrar que nós, saloios, sabemos cozinhar!

Massa:
1/4 farinha sem fermento
pitada de sal
100 grs margarina (dura)
100 grs gordura cortada

Esfregar a margarina na farinha, juntar a gordura cortada e misturar até formar uma bola, adicionando um pouco de água fria.

Recheio:
200 grs de pá de boi ou fralda
200 grs de batata crua ralada ou couve-nabiça
cebola crua
salsa picada, sal e pimenta

Picar a carne e legumes muito miudinho, juntar a salsa e temperar com sal e pimenta.
Para fazer os pastéis, estender a massa e cortar num círculo grande ou em dois mais pequenos. Pincelar à volta do círculo com leite frio. Colocar o recheio no centro, dobrar a massa a meio sobre o recheio e virar e marcar as bordas. Cozer em forno moderado a quente durante cerca de 1 hora.

Outros recheios:
Nabo picado com manteiga, sal e pimenta.
Ovos cozidos picados, carne picada e salsa.
Alho picado ou cortado com maçã cortada.
Uvas passas e um pouco de especiarias.

Dicionário:
Fralda: Parte da carne de bovino que se situa entre a perna e as costelas.
In: Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa, de Virgílio Nogueiro Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: