sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Sopa de Cebola à Moda de Lafões

Chefe Silva: Memórias Gastronómicas (em Lafões). Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões: 2020.p. 31

Sopa de Cebola à Moda de Lafões
 
3 cebolas
2 batatas médias
1 cenoura
1,5 l. de água
100g de unto ou de toucinho gordo
Sal q.b.
1 colher (sopa) de massinhas finas

Descasque as cebolas, lave-as, abra-as ao meio, corte-as em gomos muito finos e leve a cozer em água fria.
Calque muito bem o pedacinho de unto ou toucinho gordo sobre um pouco de sal grosso, apertando bem para que o sal adira à gordura (se for unto, amasse-o depois bem com as mãos até fazer uma bola) e deite-o na sopa e, deixe cozer em lume moderado cerca de 30 minutos.
Descasque as batatas, corte-as em tirinhas finas, lave-as e junte-as à sopa. Descasque a cenoura, rale-a e deite-a também na sopa.
Deixe ferver até as batatas estarem cozidas e, por fim junte as massinhas, mexa e deixe cozer até as batatas começarem a querer desfazer-se.
Retifique de sal, se for necessário e sirva esta deliciosa sopa acompanhada de pão que muitos gostam de esfarelar e juntar à sopa.

Nota: O unto é a banha em rama (antes de ser derretida). Muita gente acha que esta sopa fica melhor sem a cenoura, mas esta dá uma cor mais bonita à sopa.

"Muito simples e agradável. Na região Beirã (Lafões) onde me foi apresentada, é servida geralmente ao jantar como prato único. Acompanhada de pão de milho ou de trigo. Pode experimentar, que é uma delícia. O unto, que refiro, pode ser substituído por toucinho gordo mas, se o usar, deve adicionar à sopa no final 1 ou 2 colheres de azeite."

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: