segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Fuzis de Águeda do livro 'A Arte de Cozinhar de Águeda'

A Arte de Cozinhar de Águeda, coord. Uiara Martins. Edições ANATA: 2021

 
De uma visita, que muito recomendo, à Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, em Águeda, trouxe este simples mas belo livro dedicado à gastronomia de Águeda. São uma recolha de receitas promovidas pela ANATA: Associação dos Naturais e Amigos de Águeda, recolhe que "incidiu sobre receitas ditas 'tradicionais', ou pelo menos reconhecidamente antigas, sobre receitas que se tornaram ex-libris da culinária do concelho, e também sobre receitas apresentadas em concursos e mostras de gastronomia promovidas pela ANATA", diz-nos a coordenadora deste volume, Uiara Martins. O livro é composto pelas melhores sopas, pratos de carne e peixe e sobremesas.
Se for a Águeda, não deixe de visitar a Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro e de adquirir este livro que, tenciono eu, irei dar-lhe o uso merecido.
 
A Arte de Cozinhar de Águeda, coord. Uiara Martins. Edições ANATA: 2021. pag. 109

 Fuzis de Águeda
 
1 kg de farinha
1 kg de açúcar
250 g de manteiga
150 g de amêndoa
 
Faça-se uma calda com o açúcar e deixe arrefecer um pouco antes de juntar a amêndoa moída e a manteiga derretida. A seguir, vá adicionando a farinha, pouco a pouco, e vá amassando para formar uma massa maleável.
Molde a massa em pequenas argolas ligeiramente achatadas e disponha-as num tabuleiro de ir ao forno previamente untado com manteiga. Depois de cozidos, passe os fuzis por açúcar em ponto e deixe secar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: