domingo, 29 de agosto de 2021

Dining With The Tsars: Fragile Beauty From The Hermitage e Crème Pâtissière

Dining With The Tsars: Fragile Beauty From The Hermitage, Hermitage Amsterdam, 2014

Ainda da minha ida até Amesterdão, e depois de uma visita ao Museu Hermitage, tenho este catálogo resultante de uma exposição chamada Dining with the Tsars. Fragile Beauty from the Hermitage, que esteve patente de 6 de Setembro de 2014 a 1 de Março de 2015, organizada quer pelo Hermitage de Amesterdão quer pelo Hermitage de São Petersburgo.
Basicamente o catálogo versa sobre o gosto da mesa dos Czares, com artigos sobre diversos serviços de servir, banquetes oficiais, pratas, bronzes, porcelanas e vidros. Mas, como se não bastasse um tema tão interessante, o catálogo vem acompanhado de uma surpresa: 

 
Um pequeno mas excelente livro onde o chef Joris Bijdendijk, cozinheiro executivo do restaurante Bridges at The Grand, inspirando-se nos jantares da Rússia dos Czares, compôs algumas receitas dos menus da corte imperial, dando-lhes contemporaneidade.
Das muitas receitas que podia ir buscar para ilustrar o livro, trago-vos uma simples, de um recheio bem presente na nossa pastelaria: o "creme pasteleiro" (Crème Pâtissière)


Crème Pâtissière

3 dl milk
1 vanilla pod, sliced open
40 g egg yolk
55 g sugar
30 g flour

Place the vanilla pod and milk in a pan and heat up. Steep with the lid on for 20 minutes. 
Mix the egg yolks, sugar and flour. Bring the milk to a boil and gradually combine with the egg yolk mixture.
Continue stirring while heating almost to the boil. Sieve, cover with cling film and allow to cool.
 
(Recipe in english)

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: