Das minhas férias outonais pelo Norte do País, lá vim de Sernancelhe com um belo livro em que a Castanha é rainha.
Lançado em Setembro de 2018 pela Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe, com uma tiragem de 500 exemplares, este é um exemplo a seguir por outras associações comerciais ou autarquias que tenham "à mão" algum produto que as distinga das demais regiões e que empreendam, enquanto os saberes não se perdem, uma recolha de receitas entre os habitantes e confeitarias locais, para que os sabores não fiquem apenas uma longínqua memória.
Para quem, como eu, goste de Castanhas, este é um bom livro.
ACIS. Momentos doces com a castanha de Sernancelhe. Palma Artes Gráficas, Lda.
Setembro de 2018. p. 18-19
Bolo de Castanha da Ester
Ingredientes:
Bolo de Castanha
400g. de puré de castanha
200g. de açúcar
6 ovos inteiros
Canela q.b.
1 colher de sopa de farinha
1 colher de café de fermento em pó
Recheio:
Bata 400 ml de natas
5 colheres de sopa de açúcar
Canela, erva-doce q.b.
500g. de puré de castanha
Coza as castanhas temperadas com sal, canela e erva-doce a gosto. Depois de cozidas, descasque e coloque-as na picadora, reservando meio quilo para caramelizar. Bata os ovos e o açúcar até formar um creme esbranquiçado, junte as castanhas previamente picadas, a canela, a erva-doce, a farinha e o fermento. Coloque numa forma rectangular e coloque a cozer no forno a 180ºC cerca de 30 minutos.
Recheio:
Bata as natas, junte o açúcar e envolva a restante castanha e reserve.
Construção do bolo:
Use um cortante redondo do tamanho a gosto e corte 8 pedaços iguais. Coloque 4 partes no fundo de um prato, coloque o recheio e nozes laminadas. Ponha a outra parte do bolo e cubra-o. Polvilhe com canela, coloque as castanhas caramelizadas e decore-o a gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário