sábado, 28 de outubro de 2023

A importância da castanha no pós-guerra (em Espanha) e a Sopa de Castanhas possível.


David Conde e Lorenzo Mariano: Las Recetas del Hambre. La comida de los años de posguerra.
Editorial Planeta: Crítica. Barcelona, Maio de 2023. p. 152
 
Se as papas ou os “cremes” foram os protagonistas no centro e no sul da península, as castanhas foram as protagonistas no norte e nas zonas de montanha. Embora, historicamente, este alimento tenha tido conotações simbólicas negativas devido à sua associação com a secura e a morte, o seu valor nutricional é inquestionável, razão pela qual sempre foi um alimento tradicional do campesino, que com ele satisfez o apetite na época fria. Precisamente por esta razão, pelas suas capacidades nutricionais, mas também pela facilidade de colheita, no pós-guerra gozou de extraordinária popularidade. Os castanheiros e os terrenos circundantes tornaram-se locais de peregrinação, locais onde os mais pobres iam esgravatar como se fossem animais famintos. Pobres que as consumiam das mais variadas formas através de uma infinidade de receitas, desde as mais simples - simplesmente assadas, que também lhes permitiam aquecer as mãos - até às mais complexas, com conotações que podiam ir do mais doce ao mais salgado. O seu consumo tornou-se tão importante que passou a ser considerado o alimento nacional, alcançando o status de ingrediente mais consumido no país em 1943.

Eles tinham um baú muito grande com uma divisão. Numa metade ficava o grão de trigo para alimentação dos animais e na outra metade ficavam as castanhas. Deram às crianças um punhado de castanhas para o lanche e depois trancaram o baú para não as “roubarem”. Eles tiveram de durar muitos meses...

 
David Conde e Lorenzo Mariano: Las Recetas del Hambre. La comida de los años de posguerra.
Editorial Planeta: Crítica. Barcelona, Maio de 2023. p. 153
 
 Sopa de Castanhas
 
Ingredientes:
 
Castanhas
Cenoura
Cebola
Alho-francês
Aipo
Salsa
Sal
Pimenta
 
Numa panela com água fervente, adicione sal e pimenta. Em seguida, as castanhas são cozidas com a cebola durante cerca de trinta minutos até ficarem macias. Como fica o líquido no fundo da panela, que tem todo o sabor das castanhas, pode adicionar-se as outras coisas... a cenoura, o alho-francês, o aipo... e adicionar mais água... e depois, tinha que se triturar... eu lembro-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: