sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Toucinho do Céu com Toucinho da Terra


Carlos Bento da Maia, Tratado Completo de Cozinha e de Copa,
edição de 1904. pag. 652

 Toucinho do Céu Com Toucinho da Terra

Toucinho fresco - 100 gr.
Farinha de trigo - 100 gr.
Açúcar pilado - 1000 gr.
Gemas de ovos - 20 (300 c3)
Claras - 2 (50 c3)
Vidrado de limão finamente ralado - 1
Canela em pó - 10 gr.
Miolo de pão ralado - q.b.
Açúcar para polvilhar - q.b.
 
Toma-se o toucinho, sem o coiro, corta-se em pedaços e passa-se pela máquina de picar tantas vezes quantas sejam necessárias para ficar em polpa fina. Dissolve-se o açúcar em metade do seu peso de água e leva-se ao lume, até que a calda chegue a ponto de espadana. Nesta calda deita-se uma mistura intima da polpa de toucinho com a farinha, mexe-se bem e deixa-se ferver um pouco, tira-se depois do lume, incorporam-se as gemas de ovos bem ligadas com as claras, o vidrado do limão e a canela. Leva-se novamente a massa ao lume a levantar uma pequena fervura, mexendo sempre com uma colher de pau, para não deixar pegar a massa.
Se a massa estiver em consistência conveniente, deita-se numa fôrma bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno a cozer, resguardando bem a massa do excesso de calor. Se a massa estiver branda, pode levar-se à consistência devida pela adição de miolo de pão ralado e peneirado.
Depois de cozido o bolo, que deve ter a forma de queijo, polvilha-se com açúcar refinado ou unta-se com massa de açúcar ligado com sumo de limão (verniz para doces).

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: