segunda-feira, 20 de setembro de 2021

À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900


Agosto trouxe-nos, para além das férias, mais um tiro "na muche" de Virgílio Nogueiro Gomes: À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900, com prefácio de Inês de Ornellas e Castro. 
 
Trata-se de um curiosíssimo livro que nos dá a conhecer o receituário publicado em livros de culinária internacional que, ao longo de três séculos (1604 - 1900), recebia a designação de "à portuguesa" (ou de Portugal  ou algum topónimo nacional, como Madeira ou Peniche). E, desta forma, apreender como o outro olhava para a nossa cozinha (ou de como o outro queria apenas mostrar que sabia de alguma geografia ou tinha estado em tal local: A nomenclatura das receitas chamará a atenção de cozinheiros da corte e de grandes casas senhoriais para uma categoria: o cosmopolitismo, refere-nos Inês Ornellas e Castro) ou para os produtos - como a laranja doce e o tomate - que mais se identificavam com Portugal.
 
Não vou adiantar muito mais porque o prefácio e a introdução merecem uma leitura atenta e, seguramente, vão divertir-se tanto quanto eu. A escrita é clara, entusiasmante e revela grande conhecimento e reflexão, como é, aliás, apanágio de Virgílio Nogueiro Gomes.

Virgílio, que seleccionou os 31 livros que são referidos ao longo da obra - 23 franceses (como não podia deixar de ser), 3 espanhóis, 2 ingleses e 2 italianos, e 1 português -, não nos deixa sem fazer uma breve apresentação biográfica do autor e do próprio volume receituário assim como nos chama a atenção para alguma especificidade das receitas recolhidas e transcritas.
 
É, sem dúvida nenhuma, um livro imprescindível em qualquer cozinha, não só pelas histórias neles contidas, pelo acrescentar saber, mas também pelas receitas que são, na sua maioria, de sonho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: