sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Receitas de Doces de Ovos (Pingos de Tocha, Fios de Ovos, Ovos Moles de Aveiro, Queijinhos de Ovos, Fatias de Ovos)

Portugal Feminino, Ano III, nº 43, Agosto de 1933


Pingos de Tocha

10 gemas de ovos
325 gramas de açúcar
1 1/2 [um e meio] decilitro de água
Fazem-se ovos em fio e colocam-se os fios em grupos separados num arame sobre um tabuleiro. Faz-se uma calda em espadana bem forte e com uma colher vai-se deitando açúcar sobre os ovos de maneira a ficarem com a forma comprida. Deixam-se arrefecer.

Fios de Ovos

7 gemas de ovos
1 clara
250 gramas de açúcar
Água que baste
Separam-se as gemas das claras, juntando-lhe uma clara desfeita com os dedos. Passam-se as gemas por uma peneira. Numa caçarola deita-se um litro de xarope, para que ferva em cachão. À medida que o açúcar vai estando em ponto, deitam-se pouco a pouco as gemas, passadas por um funil fino, enrolando-se em meada. Tiram-se com uma escumadeira, ficando a escorrer em cima duma peneira.

Ovos Moles de Aveiro

12 gemas de ovos
250 gramas de açúcar
1 decilitro de água
Canela que baste
Junta-se o açúcar com a água, leva-se ao lume e deixa-se ferver até estar em ponto de pasta. 
Deixa-se arrefecer um pouco e juntam-se as gemas, levemente mexidas com canela. Leva-se de novo ao lume, mexendo sempre. Logo que estejam consistentes, deitam-se onde se desejem servir.

Queijinhos de Ovos

125 gramas de açúcar
6 gemas de ovos
35 gramas de amêndoa ralada
Leva-se o açúcar a ponto alto e juntam-se as amêndoas. Misturam-se os ovos. Cortam-se hóstias redondas, forma-se queijinhos (uma hóstia por baixo, outra por cima) e vão a forno brando. Depois de frio, passam-se por açúcar em ponto.
Do mesmo modo se fazem peixes, conchas, flores, etc. bastando talhar a hóstia desse feitio.

Fatias de Ovos

Tomem-se 8 ovos (aproveitando-lhes apenas 5 claras). 500 gr. de açúcar, 1 litro de leite puro e um pouco de baunilha em pó. Mistura-se tudo bem, e metam-se na mistura fatias de pão, muito delgadas e torradas, embebidas em manteiga e polvilhadas de açúcar pelo lado que não ficar metido no líquido. Em seguida vão ao forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: