Portugal Feminino, Ano III, nº 43, Agosto de 1933
Pingos de Tocha
10 gemas de ovos
325 gramas de açúcar
1 1/2 [um e meio] decilitro de água
Fazem-se ovos em fio e colocam-se os fios em grupos separados num arame sobre um tabuleiro. Faz-se uma calda em espadana bem forte e com uma colher vai-se deitando açúcar sobre os ovos de maneira a ficarem com a forma comprida. Deixam-se arrefecer.
Fios de Ovos
7 gemas de ovos
1 clara
250 gramas de açúcar
Água que baste
Separam-se as gemas das claras, juntando-lhe uma clara desfeita com os dedos. Passam-se as gemas por uma peneira. Numa caçarola deita-se um litro de xarope, para que ferva em cachão. À medida que o açúcar vai estando em ponto, deitam-se pouco a pouco as gemas, passadas por um funil fino, enrolando-se em meada. Tiram-se com uma escumadeira, ficando a escorrer em cima duma peneira.
Ovos Moles de Aveiro
12 gemas de ovos
250 gramas de açúcar
1 decilitro de água
Canela que baste
Junta-se o açúcar com a água, leva-se ao lume e deixa-se ferver até estar em ponto de pasta.
Deixa-se arrefecer um pouco e juntam-se as gemas, levemente mexidas com canela. Leva-se de novo ao lume, mexendo sempre. Logo que estejam consistentes, deitam-se onde se desejem servir.
Queijinhos de Ovos
125 gramas de açúcar
6 gemas de ovos
35 gramas de amêndoa ralada
Leva-se o açúcar a ponto alto e juntam-se as amêndoas. Misturam-se os ovos. Cortam-se hóstias redondas, forma-se queijinhos (uma hóstia por baixo, outra por cima) e vão a forno brando. Depois de frio, passam-se por açúcar em ponto.
Do mesmo modo se fazem peixes, conchas, flores, etc. bastando talhar a hóstia desse feitio.
Fatias de Ovos
Tomem-se 8 ovos (aproveitando-lhes apenas 5 claras). 500 gr. de açúcar, 1 litro de leite puro e um pouco de baunilha em pó. Mistura-se tudo bem, e metam-se na mistura fatias de pão, muito delgadas e torradas, embebidas em manteiga e polvilhadas de açúcar pelo lado que não ficar metido no líquido. Em seguida vão ao forno.
Sem comentários:
Enviar um comentário