As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda começou por ser um repositório de receitas de família, herança das minhas Avós Helena e Eduarda. Num ápice, foi sendo aumentado o espólio documental do blog através da incorporação de outros cadernos de receitas ou livros (por doação/oferta ou compra em leilão/alfarrabista) e a pesquisa e recolha de material em livros, jornais ou revistas. Acima de tudo, este é um espaço de partilha, de carinho, de memória e de saudade. Um espaço de História.
segunda-feira, 28 de setembro de 2020
Pudim Francês na Silampos [panela de pressão]
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
Calda Francesa para Peixe e Sorvete de Leite
Jornal para todos / ed. resp. José Pinto de Campos. - A. 1, nº 1 (1 jul. 1898) |
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
Doce de Maçã
Doce de Maçã
- No dia em que minha Mãe comemora o seu 70º aniversário, uma receita da sua Avó (e minha Bisavó) Maria das Dores.
segunda-feira, 21 de setembro de 2020
Pêras Bêbadas do livro de receitas da Associação Bagos d'Ouro
AAVV. Receitas Bagos d'Ouro - Um livro para saborear do princípio ao fim. Write On Edição Lda. 2011 |
Pêras Bêbadas
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
Doce de Ginjas
Tiram-se os pés e caroços às ginjas, metem-se em água fria, e depois metem-se em água a ferver; aonde lhe deixarão dar uma fervura, tiram-se, e lavam-se em duas águas frias, e deitam-se em açúcar em ponto de pluma, aonde se deixam ferver 3 ou 4 minutos: um arrate (=arrátel, sensivelmente 459 gramas) para cada arrate de ginjas.
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
Pudim de Ovos
Pudim de Ovos
1 arrate (=arrátel, sensivelmente 459 gramas) de açúcar em ponto de espadana; tira-se do lume, deita-se-lhe um bocado de manteiga, desfaz-se bem, deita-se-lhe canela, e 15 gemas de ovos bem batidas, leva-se ao lume até engrossar alguma coisa e vai ao forno.
Agradeço ao JAB a cedência da digitalização do livro de receitas de onde foi retirada está receita.
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Queijinhos de Batata (para chá)
Queijinhos de Batata
(para chá)
50 gr de açúcar em ponto de pasta deita-se-lhe 2 onças [125 gr.] de amêndoa pisada, meio arratel [250 gr.] de batata [cozida e] bem ralada e 5 gemas de ovos. Depois de tudo bem mexido volta ao lume, até estar uma massa bem seca. Tira-se do lume deita-se numa travessa a arrefecer e quando está bem fria fazem-se os queijinhos, cobrindo-se com açúcar, depois deixam-se secar ao ar e só no dia seguinte se podem servir.
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
Pastéis de Morango da Quinta de Passos
Do livro de receitas da Quinta de Passos |
Pastéis de Morango
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
Bom Bocado
Revista Eva,26 de Dezembro de 1925 |
Bom Bocado
Batem-se seis claras em castelo e junta-se-lhes seis gemas, batendo tudo muito bem. Com 250 gramas de açúcar faz-se uma calda bem grossa deitando-se um pau de canela; deixa-me arrefecer e liga-se com os ovos batidos. Adicioná-las duas colheres de manteiga fresca, um pouco de queijo ralado, um pires de côco também ralado e meio pires de farinha de trigo, batendo-se sempre todos estes elementos. O pau de canela tira-se e untando uma forma com manteiga vai a forno brando.
As mais visitadas são:
-
Teleculinária, nº 1 - 04 de Outubro de 1976 Esta semana, depois de algum tempo de ausência por motivos profissionais, resolvi traz...
-
Bola de Carne 1 chávena de leite morno 2 chávenas de farinha (almoçadeiras) 2 colheres (de chá) de fermento, sal q.b. 2 colher...
-
Chefe Silva: Memórias Gastronómicas (em Lafões). Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões: 2020 A Confraria dos Gastrónomos da Região d...