sábado, 26 de junho de 2021

Obrigado Xisto ° Restaurante Louçainha






Acho que é a primeira vez que venho falar-vos, aqui no blog, de um restaurante. Não o faço por publicidade, não o faço porque ganho alguma coisa isso... aliás, minto!!! Faço-o porque ganhei imenso em ter lá ido. Ganhei uma disposição, uma alegria, um quase renascer de uma certa apatia que andava, devido às quarentenas várias, sobretudo no que respeitava à gastronomia. E foi num ambiente natural incrível, num espaço que evidentemente não fere esse meio ambiente - aliás, insere-se nele completamente - que tudo isso me aconteceu. 


Xisto ° Restaurante Louçainha, do cozinheiro João d'Eça Lima, é um espaço de serenidade, onde o que há é apenas aquilo que (nos) faz falta, despojado do acessório (seja na decoração, na carta, no atentamento, nos salamaleques). O que há é uma imensa simpatia, natural, de quem nos recebe naquele espaço virado à praia fluvial. O que há são as excelentes sugestões do dia de João d'Eça Lima, que as confecciona ao momento para nosso maior deleite. O que há é a riqueza dos nossos produtos regionais, dos nossos nossos, nacionais, do pequeno produtor. O que há é a escolha  de ingredientes frescos (há que não comia uma polvo que sabia a polvo e a mar). O que há são os pequeno mimos dados pelo João aos seus visitantes. O que há é um bem-estar e um conforto. Chegou a comover-me.


O couvert é riquíssimo, onde saliento os queijos, a manteiga de cabra feita na casa e o mel de uvas que é excepcional. As pêras passas e os figos em calda foram uma viagem no tempo. E o pão, sempre o pão. 
Depois veio um polvo ensalsado, excepcional de sabor. Assim é a que sabe o polvo... só me lembrei dos pescados pelo meu Pai em Sesimbra. 


Depois um Javali que se desfazia numa casa de migas de batata.


Por último, para adocicar e permitir mais um copo de um fresco Rosé, uns ovos queimados com nozes que podiam ter sido a cereja no topo do bolo, não fosse a oferta final de umas doces e carnudas cerejas por parte do restaurante. 


Não consigo transmitir, na verdade, este almoço em que estive sozinho sem nunca o ter sentido. 


No fim, foi a oportunidade de agradecer a toda a equipa e dar um abraço sentido de parabéns a João d'Eça Lima.


Não deixem de lá  ir. Façam turismo gastronómico. A viagem até lá é linda.


Mais informações: https://g.page/restaurantexisto?share
E aqui: http://restaurantexisto.thefork.rest/


Reservem sempre mesa!!! É melhor.


PostScriptum: sou péssimo como foodstylish!

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: