Acaba de ser lançado o mais recente livro de Maria de Lourdes Modesto, figura maior há mais de 50 anos - hoje com uns bonitos 90 anos de idade - da história da gastronomia portuguesa. Maria de Lourdes Modesto é uma referência e, graças ao seu trabalho hercúleo de recolha, registo, estudo, fixação e divulgação dos segredos, tradições e costumes da cozinha portuguesa, salvou do esquecimento um património riquíssimo e que a todos nos deve orgulhar. Maria de Lourdes Modesto é uma estudiosa, académica, apaixonada pela descoberta dos "saberes, sabores, segredos e receitas" que, de Norte a Sul, sem esquecer as ilhas, fazem de Portugal um paraíso gastronómico ímpar.
Ao longo destas crónicas, algumas são adaptações das escritas para o jornal Diário de Notícias, vamos sendo levados a descobrir histórias e patrimónios únicos ligados a produtos, pratos, festividades, pessoas e espaços, pontuadas por deliciosas receitas transmitidas com a simplicidade e facilidade a que estamos acostumados.
Coisas que eu sei é, acima de tudo, um acto de generosidade como sempre nos habituou Maria de Lourdes Modesto. Adquirir e ler este livro é também um acto de agradecimento pessoal pela vida que dedicou à cozinha portuguesa, o que equivale a dizer, grosso modo, que é uma vida dedicada a todos nós.
Coisas que eu sei: saberes, sabores, segredos e receitas, tem a chancela da Oficina do Livro, com primeira edição em Maio de 2021, ilustrações por João Pedro Cochofel e, claro está, textos de Maria de Lourdes Modesto.
Óptima leitura de Verão. Não percam.
Sem comentários:
Enviar um comentário