quarta-feira, 13 de maio de 2020

Amêijoas, besugos e bifes


ALMANAQUE DO ALGARVE Almanach do Algarve : illustrado 
/ dir. Marcos Algarve e José Castanho. - A. 1 (1903) - a. 2 (1904). -
 Vila Nova de Portimão : Typ. Minerva, [1903?-1904?]. - 21 cm

Amêijoas à João Giménez

Foi em frente da Fábrica Cerâmica de Cacella, a bordo do bote do Compadre Zé Messias, conhecido barqueiro de Tavira, que eu provei pela primeira vez estas deliciosas amêijoas.
João Giménez, comerciante matriculado, mas homem mais dado ao sport náutico e venatorio que à venda de algodões e lãs, tinha sido o organizador da pesca, para a qual se tinham convidado mais dois ou três companheiros.
Parece todavia que João Giménez não confiava demasiado no resultado da pesca que empreendera, porque se não esqueceu de mandar para bordo um cento de belas amêijoas de Santa Luzia.
É ao anoitecer. Já sobre o fogareiro aceso fumega o tacho de lata com um pouco de azeite, algumas rodas de cebola e uns quartos de tomate.
João Giménez vai mexendo cuidadosamente tudo aquilo para que se não pegue ao fundo do tacho. Uma vez frita a cebola e o tomate, lançou-lhe dentro as amêijoas e cobre-as durante algum tempo, até que calculou que já estariam abertas. Levantada a cobrideira do tacho, - oh! surpresa - as amêijoas estavam todas abertas e com calda suficiente, apesar de se lhes não ter deitado pinga d'água, exalando além disso um aroma tão delicioso, que fazia por sua vez em água a boca de cada circunstantes.
Por mim confesso que nunca comi, em minha vida, amêijoas mais saborosas.

Besugo Assado

Depois de bem limpos e escamados estes magníficos peixes, colocam-se inteiros numa pingadeiras, própria para ir ao forno sobre rodelas de cebola, deitando-se-lhe por cima um fio de azeite, e um gole de vinagre, água, e uma pitada de pimenta moída, indo ao forno a assar, mas tendo cuidado de os molhar com o molho que deitarem, e virá-los de quando em quando: em estando assados, servem-se com ramos de salsa crua.

Amêijoas de Fricassé

Lavam-se as amêijoas muito bem lavadas em diferentes águas; depois deitam-se numa caçarola sem água, e põem-se ao lume; quando as conchas estiverem abertas, tiram-se delas as amêijoas, e a água que tiverem deitado passa-se por um pano muito fino para que não passe areia alguma, deitam-se novamente na caçarola com alguma manteiga, salsa picada, pimenta, sal, sendo preciso, e deita-se-lhe alguma água, deixam-se ferver alguns minutos, e quando estiverem para ir para a mesa, deitam-se-lhe gemas de ovos batidos com sumo de limão.
O mesmo se pode fazer às ostras, mexilhões e outros mariscos.

Bife à Chateaubriand

Corta-se um bife três ou quatro vezes mais grossos do que o ordinário, e coze-se na grelha com muito cuidado; quanto mais grosso fôr melhor e mais tenro ficará.

Amélia Lobão d'Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: