quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Cozinhados Indianos e um Pudim


No outro dia, num leilão, adquiri um volume muito intrigante e invulgar. Invulgar pelas receitas, pela temática e pela falta de informação que possuo sobre ele. 

É um livro impresso intitulado Cozinhádos [no original] Indianos, assinado no prólogo por M. L. G. e M. Sem data, sem editora, sem local. A data, nem desconfio. Pode ser ainda do séc. XIX, finais, pela forma de grafia de algumas palavras, mas tenho as maiores reservas. Quanto à editora desconfio que seja "edição de autor" e o local arriscaria Índia Portuguesa, quase sem sombra de dúvida.

O prólogo pouco adianta... interessante o uso inglês de recipes em vez do termo receitas e, confusão das confusões, o tipo de medidas usadas: seira, canada, arratel, entre outras que se calhar ainda não apanhei. Irá sempre obrigar a alguma pesquisa para reconversão dos valores... ah! medidas essas que variam consoante a proveniência da receita - uma medida de (Goa) farinha de trigo - é um dos exemplos. Resumindo: deixo esse trabalho convosco e à forte vontade, ou não, de fazerem determinada receita.

O livro inicia-se logo pelo melhor, ou seja, pelos Doces. São 70 páginas dos mais variados doces, incluindo a tradicional Bebinca de Sete Folhas - três receitas diferentes - ou Bebinca de Leite. Aliás, é muito comum uma receita ter não uma mas duas, três e até quatro versões. Muitas receitas são, sem dúvida, portuguesas e não indianas, como sejam Bolo Esponja, Massapão, Manjar Branco, entre outras. As Recipes para certas iguarias, conservas ácidos, picantes e adubos, a segunda parte do livro, ocupam apenas cerca de trinta páginas. No fim, um pequeno apêndice com certos nomes e condimentos referidos neste livrinho e os seus synonimos em inglês e indiano.

Um coisa é certa: o português e a sua correcta conjugação não são um primor neste livro... poucos estudos? Escola local? Tantas e tantas interrogações que eu adoraria que fossem respondidas.

Se alguém tiver alguma informação mais sobre este livro, informe-me.

Segue aqui a primeira receita do livro... um pudim.


Pudim

Doses; Uma seira de leite; um pão tirado a côdea; um quarto d'arratel de amêndoas tosquiadas; dois copos de manteiga fresca; oito ovos, com claras e gemas; pouco pó de noz-moscada; pouco de água rosada, e açúcar quanto for suficiente para se adoçar

Processo: Ponha o leite a cozer até que fique pouco engrossado, e tirando do fogo, e frio, ponha o pão a molhar nele, e depois, amassado com ovos bem batidos, manteiga, açúcar, amêndoas, passas, pó de noz, e água rosada, ponha numa vasilha untada de manteiga e mande ao forno para se assar; ou pode também cozer no bafo de água atando numa toalha.

__//__

Relativamente à seira, depois de muito pesquisar na internet, encontrei esta informação que vos deixo e que em muito pouco me ajudou. Consulte também o separador "Equivalências Pesos e Medidas" aqui no blog. Procure-o na barra do lado direito do ecran.





Esta informação foi retirada do livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: