sábado, 31 de agosto de 2024

Picado de vaca (à moda de 1836)

Annona, ou Mixto-Curioso. Folheto semanal que ensina o método de cozinha e copa, com um artigo de recreação. 1836. Tomo I, n. 6.

Picado de Vaca

Picam-se muito fininhas, três ou quatro cebolas, e deitam-se em uma caçarola, com uma pouca de manteiga, refugam-se até que estejam quase cozidas, deita-se-lhe uma boa pitada de farinha que se mexe até que tome uma cor dourada; molha-se com caldo, meio copo de vinho, sal, pimenta moída; deixa-se ferver até que a cebola esteja cozida, e que não reste molho algum; mete-se então o picado da vaca, ferve-se para que tome gosto, com a cebola; serve-se deitando-se-lhe uma colher de mostarda, ou um golpe de vinagre.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Annona, ou Mixto-Curioso e os Cocktails do Sr. Rivas




A incorporação de novos volumes à biblioteca do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda tem sido uma constante e muitos são os recentes volumes que a vieram enriquecer. Por falta de tempo não tenho conseguido vir dando conta dessas novas chegadas mas hoje venho mostrar-vos dois que entraram ontem e que são muito especiais.

A primeira é Annona Ou Mixto-Curioso. Folheto Semanal que Ensina o Methodo de Cosinha e Copa, com um artigo de Recreação, tida como o primeiro folheto ou revista de culinária em Portugal e que se compõe de 36 números dispersos ao longo dos anos de 1836-1837. Apenas consegui 5 números mas foi um óptimo arranque para tentar fazer a colecção completa. Se alguém souber ou tiver alguns que queiram despachar... digam-me!!!!

E o segundo volume é o célebre Cocktails, de Manuel Rivas. Homem nascido em Cesantes, Espanha, em 1900, foi com 16 anos para o Brasil onde começou a trabalhar num restaurante de Copacabana. Já no Rio de Janeiro, trabalha no luxuoso Bar Americano onde, em pouco tempo, chega a primeiro barman do estabelecimento. Passa por Buenos Aires até voltar a Espanha onde ganha, em 1927, o primeiro prémio do Concurso de Cocktails. Mais tarde é convidado para vir inaugurar o English Stores em Lisboa, publicando de seguida este livro.

Afinal, o que é um bom prato sem uma boa bebida?!

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Ovos Fritos Com Presunto

Almanaque Ilustrado do Brasil Portugal 1901

Ovos Fritos Com Presunto

Para seis ovos cortem-se seis delgadas fatias de presunto, do tamanho da palma da mão, escolhendo o que for mais gordo; façam-se corar de ambos os lados, ao lume, dentro de uma frigideira, a seco. Estando loiras, tirem-se e coloquem-se no prato em que se servirem.
Junte-se à gordura que largou o presunto um pouco de azeite, e quando estiver bem quente, quebre-se nele um ovo fresco, com cuidado para que se não rompa a gema e fique bem espelhado. Assim que estiver frito, e com a gema mole, tire-se e arranje-se em cima de uma das fatias de presunto. Continue-se assim com os demais até estarem todos fritos. Deite-se depois o molho por cima dos ovos, e sirvam-se logo.

sábado, 24 de agosto de 2024

Petit Fours Vitória

Algumas deliciosas receitas dos mais afamados bolos.
Lisbonense Vitória, Lda. Lisboa: 1945. Pág. 12

Petit Fours Vitoria

Fórmula:

Ovos inteiros - 3
Açúcar - 150 grs.
Manteiga ou margarina - 125 grs.
Farinha de trigo especial Vitória - 200 grs.
Fermento em Pó Vitória - 2 colheres de chá 
Leite - 1 decl.

Modo de preparar:

Batem-se bem os ovos e o açúcar e a manteiga, a que se vai juntando, pouco a pouco, a farinha previamente misturada com o fermento, e o leite, até formar uma massa muito macia.
Colocar, com uma colher, a massa, em cápsulas de papel, que vão ao forno moderado, sobre um tabuleiro.

Fermento em Pó Vitória

Algumas deliciosas receitas dos mais afamados bolos.
Lisbonense Vitória, Lda. Lisboa: 1945

Um pequeno livrinho de 14 páginas oferecido pelos "Produtos Alimentícios - Doces e Pudins Instantâneos - Lisbonense Vitória, Lda.", com sede na Avenida Almirante Reis, 213, em Lisboa. Da edição impressa pela Scarpa, Lda., fizeram-se dez mil exemplares em 13-05-1945.
Um mimo com óptimos bolos.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Éclairs

Casa Viva, ano v, nº 45: Maio de 1978

ÉCLAIRS 

Prepara-se a seguinte massa: 

200 g de farinha extra 
75 g de manteiga 
5 Ovos 
1,25 dl de leite 
1,25 dl de água 

Cobertura: 
1 chávena de icing-sugar 
2 ou 3 colheres de sopa de leite. 

Leva-se ao lume um tacho com a mistura de leite, água e manteiga. 
Logo que comece a ferver, retira-se o tacho da chama e dei-ta-se-lhe toda a farinha, de uma só vez, mexendo muito bem com uma colher de pau. 
Leva-se o tacho novamente ao lume, para a farinha cozer até a massa se despegar facilmente do tacho e conseguir formar-se com ela uma bola. 
Deixa-se a massa arrefecer um pouco, estando morna, acrescenta-se-lhe os ovos, um a um, batendo durante 5 minutos entre cada um dos ovos.
Tendem-se os éclairs através de um saco pasteleiro munido de bico liso, directamente sobre tabuleiros enfarinhados. 
Levam-se ao forno, mais esperto no começo e mais brando no fim, deixando-os ficar bem corados. Depois de frios, dá-se-lhes um golpe, recheiam-se com creme pasteleiro e cobrem-se com cobertura branca. Para a cobertura, misturar e bater durante alguns minutos o açúcar com o leite quente, até ficar em boa consistência de cobrir.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

2 Milhões de Visitantes


Segundo o contador de visitantes que acompanha o blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda, hoje chegámos aos 2 Milhões de visitantes. Não é pelo número mas por tudo o que esta página me tem feito.
Obrigado a todos. Continuemos...

Doce de Melão

Jornal das Senhoras, 30 Nov. 1904

Doce de Melão

Para 1 kilo e 250 gramas de melão é necessário 1 kilo de açúcar. 
Tire-se a casca ao melão, pese-se e coza-se. Em estando bem cozido passe-se por uma peneira de seda, deixe-se ficar 24 horas em água e passadas elas ponha-se a massa em um pano e deixe-se escorrer muito bem. Deite-se então num tacho e leve-se ao lume, mexendo sempre, para enxugar. Desfaça-se o açúcar com uma gotinha de água, junte-se com a massa do melão, deixe-se ferver um bocadinho continuando a mexer, e está pronto.
Também se lhe podem deitar gemas de ovos; quando o doce está quase pronto tire-se do lume e deixe-se esfriar um pouco; deitem-se-lhes então as gemas batidas e leve-se de novo ao lume para cozer os ovos. Deste modo fica o doce na consistência de se poder deitar em copos.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Mestre João Ribeiro na Tribuna de Lafões





Duas passagens do grande Chef a que todos apelidam de Mestre João Ribeiro, pelo jornal Tribuna de Lafões, de São Pedro do Sul, concelho de onde era originário. 
Mestre João Ribeiro celebrizou-se pela sua cozinha no restaurante do Hotel Aviz.

Agradeço ao Francisco Almeida Dias o envio destas duas preciosidades.

As mais visitadas são: