domingo, 21 de agosto de 2022

Carta Gastronómica de Viseu

Carta Gastronómica de Viseu, Autores Vários, Câmara Municipal de Viseu: 2022

Bem sabemos, com imensa pena, que nem sempre as autarquias estão disponíveis, por diversas razões - mas a maior é mesmo a falta de cultura, - para incentivarem e custearem estudos e publicações que fixem, de uma forma exemplar, séria e profissional, partes do viver e do sentir de um povo.
 
Felizmente, Viseu apostou e ganhou. Depois da belíssima Carta Gastronómica da Região de Lafões, lançada pela sua Confraria, ou o Livro do Pastel de Vouzela, editado pela Câmara Municipal de Vouzela, eis que nos chega, pelo excelente e merecido preço de 30 euros, a extraordinária obra Carta Gastronómica de Viseu, editada pela Câmara Municipal de Viseu e que se encontra à venda no Posto de Turismo da Cidade. A investigação, redacção e coordenação editorial de Alberto Correia e fotografias de José Alfredo. Os textos, de cariz históricos, antropológicos e sociológicos, estão a cargo de: Alberto Correia, Paulo Barracosa C. Silva, Luís da Silva Fernandes, Carlos Silva, Rui Monteiro e Rosário Pinheiro.

Muitas foram as pessoas - padeiros, cozinheiras e cozinheiros de casas e restaurantes, heranças de família, gastrónomos, entre muitos outros -, que depois contribuíram com as receitas que compõem a parte do receituário, e que se divide em: Entradas; Caldos e Sopas; Açordas, Papas e Migas; Mariscos; Peixes do Mar e do Rio; Carne; Caça e Aves; Cogumelos; Complementos; Doçaria.

Mas antes de chegarmos à parte gulosa do receituário, somos brindados com estudos extraordinários sobre os viveres de Viseu e que nos ajudam a perceber e a enquadrar toda a belíssima genética da cozinha viseense. Sendo assim, temos: Viseu, um território, os seus recursos e as suas gentes; Matérias-primas: Natureza e Mercado - Viseu no tempo de Grão Vasco, Práticas alimentares e gastronomia regional no curso do séc. XX; Técnicas e Artefactos. Cada um destes capítulos bem organizados em subcapítulos.

É um livro imprescindível em qualquer cozinha, quer tenha ou não ligações ao Distrito de Viseu. É tão belo como objecto, com um interior tão rico, textual e visualmente, que até comove.
 
Muitos muitos parabéns ao Município de Viseu e aos seus autores, e um enorme bem-haja a todas as pessoas que, com elevado sentido de partilha, disponibilizou todas aquelas belíssimas receitas, ADN de tantas vidas passados, de tanta história de tantos séculos.

O livro do ano.














E o melhor está guardado dentro do livro... não percam!

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: