quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Arroz Chau-Chau de Adília Lopes


Numa ronda por uma daquelas banca de livros que costumam estar nas imediações do Metropolitano de Lisboa e em centros comerciais, eis que dou de caras com esta edição de Setembro de 2005, da extinta editora Aletheia, e com o título sugestivo Na Cozinha Com Elas, da autoria de Teresa Cota Dias, Gualter Santos e José Vilela.
Num formato muito simples, são-nos apresentadas, por ordem alfabética, uma série de grandes (outras nem tanto) personalidades portuguesas, ou com afinidades ao país, através de uma pequena biografia, uma fotografia e uma, duas ou três receitas escolhidas pelas mesmas.
Curioso é o leque tão alargado de figuras convidadas, que vão desde a extraordinária poetisa Adília Lopes, passando por Paula Rego, Eugénia Mello e Castro, Maria de Jesus Barroso, Irmã Maria Andrea da Cruz, Maria João Pires, Ana Maria Caetano, entre muitas outras.

Para vos mostrar o que é o livro, e porque tem imensa graça o prato escolhido, só podia escolher aquela que abre a publicação: Adília Lopes.
 


Arroz Chau-Chau
2 chávenas de arroz agulha
1 ovo mexido
1 fatia de fiambre grossa
1 chávena de ervilhas cozidas
Sal
 
Pôr ao lume 3,5 chávenas de água, temperada com sal. Quando estiver a ferver, deitar o arroz, reduzir o lume e tapar. Deixar cozer durante 20 minutos.
Entretanto, cortar o fiambre em cubos pequenos e partir o ovo mexido aos bocadinhos.
Quando o arroz estiver pronto, misturar as ervilhas, o fiambre e o ovo e servir numa travessa.
 
E agora, para completar, os livros que tenho na minha biblioteca de Adília Lopes:
 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: