domingo, 28 de dezembro de 2025

Pudim de Biscoitos

 
Revista Papagaio - ano de 1947

Pudim de Biscoitos

Untam com manteiga uma forma vulgar para pudins. Depois enchem-na, quase até acima, de biscoitos que se colocam em camadas intercaladas com passas de uva, amêndoas, cidrão. Quando isto estiver feito, preparem à parte 160 gramas de açúcar, meio litro de leite frio, dois ovos inteiros e quatro gemas. Côa-se esta mistura para dentro da forma, que em seguida se põe numa vasilha contendo água a ferver. Vai tudo ao lume brando até que o pudim se torne sólido, podendo então tornar-se para um prato de servir.

sábado, 27 de dezembro de 2025

Bolo Recheado da revista Papagaio

Revista Papagaio - Ano de 1947

 Bolo Recheado

250 grs. de farinha, 50 grs. de açúcar, 4 colheres de chá de fermento, 25 grs. de manteiga, 1 chávena pequena de leite, uma pitada de sal fino e mais 2 colheres de sopa de farinha, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de canela, 3 colheres de chá de manteiga.

Antes de mais nada misturam muito bem a farinha, o sal, o açúcar e o fermento e junta-se depois à manteiga que deve ter sido derretida primeiramente no leite. Em seguida, fazem, com a mistura das 2 colheres de farinha, 3 de açúcar e de manteiga e a canela, um creme. Depois da primeira massa estar bem amassada deitam numa forma untada de manteiga e por cima deitam o creme. Vai tudo ao forno brando a cozer durante 30 minutos, aproximadamente.

Deixam arrefecer, cortam, provam e verão que é excelente e saborosíssimo o Bolo Recheado.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Feliz Natal 2025


Aos meus queridos amigos e seguidores do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda desejo uma noite de Consoada muito serena, fraterna e quente, repleto dos melhores doces que se podem ter: saúde e paz.
Que a noite de Consoada vos traga momentos de alegria, fraternidade e partilha. Que o dia de Natal seja o ponto de partida para um ano de paz e serenidade, onde possamos olhar com amizade e entreajuda para o que está ao nosso lado, seja de que partida do Mundo seja, numa cadeia de solidariedade que não mais se quebre. Precisamos uns dos outros cada vez mais unidos.
Beijos e abraços.
Obrigado a todos por tudo!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Sopa de General

Livro útil - Tratado de Cozinha, Amélia de Lobão de Macedo Chaves de Oliveira. 2ª edição. Editora: Famalicão, Tipografia Minerva. Pág. 364

 Sopa de General

Fazem-se tostas com manteiga, e deita-se-lhe por cima um pouco de leite a ferver, estando moles escorre-se-lhe o leite no qual se batem algumas gemas de ovos e açúcar e vai ao lume a engrossar, depois deita-se o leite, ovos e açúcar batidos por cima das tostas e polvilham-se com canela e serve-se morna.

Croquetes de Arroz Doce

João da Matta, Arte de Cosinha. Livaria Editora de Mattos Moreira & Compª, Lisboa: 1876. p. 214

Croquetes de Arroz Doce

Toma-se uma porção de arroz doce que esteja frio e bem testo [isto é, firme], divide-se em bocados iguais do tamanho de um pequeno ovo, e com as mãos ajeitam-se para que tenham pouco mais ou menos aquele feitio; embrulham-se estes pequenos croquetes em pão ralado, e em seguida mergulham-se em ovos batidos, levando-os outra vez a pão ralado, e em estando bem lisos e bem forrados de pão, fregem-se em manteiga de porco [isto é, banha de porco] e servem-se com canela e açúcar por cima.

As mais visitadas são: