quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Vegetarianismo e as Bolas dos Frades Capuchinhos e as Bolas dos Frades Cartuxos


Uma das últimas aquisições para a biblioteca do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda foi este Tratado Teórico e Prático de Cozinha Vegetariana, de Eduard Baltzer, fundador da primeira Sociedade Vegetariana da Alemanha. A primeira edição portuguesa foi em 1896 e esta é a segunda de 1913.

E escolhi duas receitas muito pias:


Bolas dos Frades Capuchinhos

De pão estufado [julgo que significará pão seco, duro] amaciado em leite, ao qual se juntam algumas gemas de ovos e querendo-se, passas de Corinto, formem-se bolas, molhem-se em gemas de ovos batidas, frijam-se em manteiga loira e sirvam-se com molho de fruta.


Bolas dos Frades Cartuxos

Ralem-se pães de leite, pequenos e redondos, molhem-se em leite, escorram-se, formem-se bolas, embrulhem-se em codea de pão ralado e frijam-se em manteiga fresca, polvilhados de açúcar e com molho de fruta.

sábado, 15 de novembro de 2025

A Gastronomia ou os prazeres da mesa


A obra que introduziu, dizem, o termo “gastronomia” no vocabulário moderno. Foi publicada em 1801, em França, e 1842, em Portugal (e via Porto).

Berchoux foi o primeiro autor a usar a palavra “gastronomia” com o sentido que hoje conhecemos.
Depois de seu poema, o termo difundiu-se rapidamente em França e na Europa, passando a designar a arte de comer bem, unindo culinária, cultura e prazer.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

A Arte de Cozinhar Carne de Porco


Uma novidade editorial que coloca o amigo porco de novo no eixo certo.

Um livro bem estruturado, com explicações simples e ingredientes que estão 'logo ali' e nos são reconhecíveis. Tem uma fantástica apresentação com fotografias de encher o olho. E ainda tem um surpreendente capítulo de receitas de sobremesas/doces e de algo essencial que são as receitas de 'bases'.

A Casa das Letras e os autores Vitor Sobral, Edgardo Pacheco e Jorge Simão estão de parabéns.

As mais visitadas são: