 |
| Maria Manuel Gomes. A que sabe Sesimbra: quando os sabores diferenciam um território. 2025: Junta de Freguesia do Castelo. |
A Junta de Freguesia do Castelo [de Sesimbra] acaba de lançar um livro que só engrandece e enobrece a belíssima vila de Sesimbra, praia de adopção da família desde cerca 1978/79.
Percorrer o livro é encontrar sempre um enquadramento histórico, com grande enfoque na parte social, cultural e económica, e as receitas bem trabalhadas e explicadas.
Achei muito bonita a forma como os capítulos estão organizados... são os capítulos do dia-a-dia das nossas vidas.
A pesquisa e recolha de conteúdos é de alguém que conhece bem a sua terra e as suas gentes e história, Maria Manuel Gomes e o primeiro prefácio escrito por Óscar Gomes Cabral dá aquele gostinho especial de se ter escolhido para veraneio uma terra cujo peixe deliciou reis e presidentes e que delicia homens e mulheres de todo o mundo. "Sesimbra já esteve mesmo nas bocas do mundo", conclui.
Licor do pescador, pinhoada, mimos, os Rajás, a célebre farinha torrada, os bolos de canela, os barquinhos, o pão, caracóis, peixe espada e tantas outras iguarias... acho que só faltam, mas posso ter visto mal, as incríveis Fatias de Côco que se vendiam na Praia da Califórnia nos anos 80 e parte de 90 por um casal já entrado na idade e que, se a memória não se engana, a última vez que as vi foram precisamente no café do Castelo de Sesimbra.
Não percam este livro. Muito mais do que um receituário... são as redes de uma povoação!