domingo, 7 de abril de 2024

Petiscos de Veneza com a ajuda de uma Bussola.

Tessa Kiros: Veneza - Petiscos. Civilização Editora, Porto: 2010

Tessa Kiros tem vindo a impor-se no mundo editorial pela grande variedade e extraordinária qualidade dos livros que edita. Este Veneza - Petiscos, é uma prova disso mesmo. 
Para além de ser um livro de fotografias extraordinário, dá-nos uma visão muito alargada da cozinha veneziana, sempre com uma pequena introdução ou reflexão da autora. As receitas estão muito bem explicadas e parecem simples. Belíssimo livro e edição da Civilização Editora.

Para começar esta viagem por Veneza, não pode faltar uma Bussola:

Tessa Kiros: Veneza - Petiscos. Civilização Editora, Porto: 2010. p. 280

Bussola
Biscoitos em S ou redondos

Estes são os famosos biscoitos firmes em forma de S ou redondos, que são muito bons para servir, por exemplo, com um fragolino e que têm inúmeras variações. Também são óptimos para acompanhar um pequeno prato de morangos silvestres e outro de gelado de baunilha. Devem ser estes biscoitos que o barqueiro disse serem provenientes de Burano, com as suas maravilhosas casas coloridas... são guardados nas gavetas da roupa interior por causa do extraordinário odor que exalam e duram imenso tempo por causa do citrino. Só em Veneza seria possível eu acreditar nesta história.

125 g. de manteiga sem sal fria e cortada em pedaços
250 g. (2 chávenas) de farinha para bolos
2 gemas de ovo
1 1/2 [uma e meia] colheres de chá de essência de baunilha
1 1/2 [uma e meia] colheres de chá de raspas finas de casca de limão
2 colheres de sopa de leite

Misture a manteiga com a farinha e o açúcar até obter uma mistura de aspecto grosseiro (semelhante a areia molhada). Misture as gemas de ovo, a essência de baunilha, as raspas de limão e o leite numa outra caçarola. Junte à mistura anterior e misture tudo muito bem. (Em alternativa, misture tudo numa misturadora).
Coloque esta massa sobre uma tábua e forme um rolo grosso, com cerca de 20 cm de comprimento. Envolva este rola em pelicula aderente e reserve no frigorifico durante cerca de uma hora, ou mais.

Pré-aqueça o forno a 170 ºC. Forre dois tabuleiros de forno com papel vegetal. Irá necessitar de uma superfície lisa polvilhada com um pouco de farinha e deve também polvilhar as mãos com farinha.

Guarde metade da massa no frigorífico enquanto trabalha a outra metade. Corte fatias do rolo com cerca de 5 mm de espessura e enrole-as até formarem tiram com cerca de 8 cm de comprimento por 1 cm de espessura. Modele-as em forma de S. (Em alternativa, enrole-as em tiras de 10 cm por 4 cm e una as extremidades, de maneira a formar círculos.)

Coloque cada um dos S ou círculos no tabuleiro. Deixe cozer no forno durante aproximadamente 10-15 minutos, até ficarem esbranquiçados, mas alourados em algumas partes - não devem ficar demasiado duros, pois acabarão por endurecer quando forem retirados do forno.

Para cerca de 50 biscoitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: