sábado, 9 de março de 2024

Tarte de Ervilhas Com Fiambre e um Bolo de Chocolate e Natas


 Tarte de Ervilhas Com Fiambre

Massa: 200 g. de farinha, 100 g. de manteiga ou margarina, o,5 dl. de água.
Recheio: 150 g. de fiambre, 3 ovos, 200 g. de ervilhas descascadas, 125 g. de natas, 1 colher de sopa de manteiga, sal, pimenta, noz moscada.

Trabalhe em areia a margarina com a farinha, adicione a água e amasse rapidamente. Molde a massa em bola. Tape-a com um pano e deixe-a descansar 1 hora pelo menos. 
Forre 1 forma de tarte com a massa, que fique o fundo coberto, por cima a colher de manteiga ou margarina cortada aos bocadinhos, depois o fiambre em cubos e espalhe sobre o fundo da tarte. Espalhe também as ervilhas previamente cozidas em água e sal.
À parte bata os ovos com as natas, tempere com sal e pimenta. Deite esta mistura sobre as ervilhas e leve a cozer no forno 25 a 30 minutos. Sirva quente.

Se não tiver natas pode substituir por 1,5 del. de molho bechamel.
Bem temperado é uma delicia.


Bolo de Chocolate e Natas
(Óptimo) (Teresa Marques)

6 gemas de ovos com 6 colheres de açúcar. Bate-se bem, juntam-se 6 colheres de sopa de chocolate em pó e 5 colheres de sopa de cacau. Por fim, juntam-se as claras batidas em castelo.
Vai ao forno em forma bem untada com manteiga.

Depois de frio, batem-se 350 g. de natas e quando estão quase batidas misturam-se açúcar ao gosto. Bate-se mais um bocado.
Cobre-se o bolo com estas natas e vai para a geleira.

FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: