terça-feira, 19 de março de 2024

Bacalhau de Manteiga

Estava eu a "passear" pela Biblioteca Nacional Digital - https://bndigital.bnportugal.gov.pt/ - e dou de caras com um belíssimo livro de receitas do séc. XVIII, com uma letra razoável, e muito curioso. É o:

Livro de cozinha para se governarem os que curiozamente quizerem guizar / feyto pello P. Fr. Manuel de Santa Thereza e oferecido aos irmãos leygos desta Provincia dos Algarves...he do uzo do irmão Fr. Theodoro de Santa Ana.... - [17--]. - [175] f.; 20 cm

Digitalizado a partir de: cod-11390 : http://purl.pt/24898

Vim depois a saber que o livro é referido já por Isabel Drummond Braga e estudado por Elias de Souza Santos na componente lexical. Segundo referem as notas na catalogação, Isabel Drummond Braga diz que parte das receitas foram retiradas do incontornável Arte de Cozinha, de Domingues Rodrigues (1680). Não sei se é o caso da receita que aqui vos trago, que está na página 25, e que me chamou a atenção pelas "variantes" que podia ter. Do salgado ao doce, passando pelo agro-doce, todas as possibilidades eram possíveis. Espero que gostem:


 Bacalhau de Manteiga

Desfazer o bacalhau que quiserem e limpá-lo das espinhas. Derreter a manteiga que for necessária para o afogar, depois deitar-lhe dentro o bacalhau, e mexê-lo muito bem. Deitar-lhe pimenta, cravo, gengibre, noz moscada, e ovos batidos. Depois tirá-lo do fogo e deitar-lhe sumo de limão por cima, e mandá-lo à mesa.

Deste modo se faz com açúcar e canela por cima e se o quiserem agro e doce deita-lhe sumo de limão por cima mas será fora do fogo por não amargar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: