sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Convite para a Inauguração da Ponte Sobre o Tejo em Lisboa: 06 de Agosto de 1966


O blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda associa-se às comemorações dos 50 anos de uma das mais belas pontes do mundo: A Ponte Sobre o Tejo (para mim é esse o seu nome... para outros será Ponte 25 de Abril e para outros ainda Ponte Salazar).
A inauguração deu-se precisamente no Sábado 06 de Agosto de 1966, materializando, desta forma, a velha ambição de ligar as margens esquerda e direita do Tejo e, desta forma, unir o País pela capital.
O convite que aqui vos apresento foi endereçado ao meu Avô Manuel, já não como Governador Civil de Viseu mas sim como Deputado da Assembleia Nacional. 
Pena não conseguir encontrar o Menú dos banquetes da inauguração. Mas ainda não perdi a esperança.

Como complemento, aqui deixo este Visita Guiada, com Paula Moura Pinheiro e o Engenheiro António Reis sobre o projecto e concretização desta maravilhosa Ponte Sobre o Tejo:

Visita Guiada

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Vinho de Morangos, Amoras de Silva, de Framboezas, ou de Amoras d'Horta

O panorama : jornal litterário e instructivo da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis
Vol. II, 2º da 1ª Série, N.º 40, 7 de Fevereiro de 1838, pp. 39 e 40



Vinho de Morangos, Amoras de Silva, de Framboezas, ou de Amoras d'Horta

Estes vinhos preparam-se todos do mesmo modo: machucam-se os frutos, e amassam-se com uma ou duas libras de fermento por cada cem libras de fruta; depois desfaz-se a massa em água quente para reduzi-la a calda, à qual se juntam vinte libras de açúcar mascavado por seis e meio almudes de sumo. Coloca-se em um lugar cuja temperatura seja de 15 graus centígrados, e quando o vinho cessa de ferver ou de levantar escuma, tapa-se, e daí a pouco tempo trasfega-se e deixa-se repousar.
Os vinhos de morangos e de framboesas fazem-se deliciosos com o tempo; até o de amoras pouco lhes fica devendo em bondade; estes vinhos têm, além disso, a grande vantagem da barateza. Podem juntar-se-lhes alguns aromas para aumentar-lhes o cheiro natural, e não é inútil misturar framboesas com uvas de boa qualidade, para lhes diminuir alguma cousa a actividade do cheiro.

Dicionário:
- Do Do Comer e do Falar... Tudo Vai do Começar, de Ana Marques Pereira e Maria da Graça Pericão:

Libra: Antiga medida de peso que corresponde a 453 gramas; 
Almude: (do árabe al-mudd) Antiga medida de capacidade para sólidos e líquidos; antiga medida de líquidos correspondente a 12 canadas ou a 48 quartilhos. Medida de cereais de capacidade variável entre 16 e 25 litros, segundo as regiões.
Canada: Antiga medida de líquidos que contém quatro quartilhos, isto é, a décima segunda parte do almude, ou seja, cerca de 2 litros.
Quartilho: Antiga medida de líquidos (vinho, leite, etc.) que corresponde à quarta parte da canada; presentemente corresponde a meio litro.