domingo, 10 de agosto de 2014

Pormenor da cozinha de meus avós


"O homem põe tanto do seu carácter e da sua individualidade nas invenções da cozinha, como nas da arte."

Eça de Queirós 

sábado, 9 de agosto de 2014

O Forno a Lenha de brincar da minha infância


Nestas minhas férias em Santa Cruz da Trapa, redescobri o meu forno a lenha de brincar onde tantos "cozinhados" foram feitos. Foi uma comoção. O forno, salvo seja, já teria pertencido aos meus pais.

Aproveito esta postagem para desejar a todos os leitores e amigos do Blog de As Receitas da Avó Helena e Avó Eduarda um excelente Agosto e os votos de uma boas férias. 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

300 mil visualizações


300 Mil Visitantes

Neste primeiro dia de Agosto o blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda ultrapassaram os 300 mil visitantes. É um marco que me enche de alegria e comoção. A todos os leitores e visitantes do blog um enorme bem-haja por todo o apoio, opiniões, ideias e amizade. 
Espero que possa continuar a contar com a vossa presença porque a partilha só faz sentido havendo quem do outro lado nos receba de coração aberto.

Com toda a amizade e promessa de continuação de publicação de muitas e boas receitas 

José Daniel Ferreira 

Pudim Sublime

Comércio do Porto - s/d [anos 30, talvez]
 
Pudim Sublime
Põe-se a ferver meio litro de leite ao qual se juntou uma fava de baunilha e 250 grs. de açúcar. "Oh! Quem dera!" (o á parte é da cabazeira).
Depois de ferver em lume brando para que o leite fique bem aromatizado, retira-se do lume. É conveniente deitar a mais um pouquinho de leite para o que evapora com a fervura.
Depois de arrefecido juntam-se-lhe 8 gemas batidas, côa-se tudo e deita-se numa forma untada com açúcar queimado onde vai a cozer a banho-maria.