sábado, 1 de janeiro de 2022

Sopa de Cerejas do livro Cozinha das Famílias (1913)

E a propósito da publicação anterior, lembrei-me que ainda não vos tinha falado de um livro adquirido recentemente chamado A Cozinha das Famílias, de 1913, e que é composto por 31 menus e mais uma secção que chamaram de Mayonaise mas que tem receitas de diversas, incluindo de doces... um mistério.

A Cozinha das Famílias. Lisboa: Manuel Lucas Torres, 1913 (Enciclopédia para todos, n. 3)

O livro, no entanto, tem óptimas receitas, de fácil leitura e com coisas tão originais como esta que agora vos deixo. Quem arrisca a experimentar?!
 
A Cozinha das Famílias. Lisboa: Manuel Lucas Torres, 1913 (Enciclopédia para todos, n. 3). Pág. 21
 
Sopa de Cerejas

Tomem-se 250 gr. de boas cerejas ou ginjas, a que se tiram os pés e os caroços; ponham-se as cerejas em uma caçarola com meio litro de vinho, meio litro de água e açúcar em suficiente quantidade. Deixa-se cozer a fogo brando. Quando as cerejas estiverem suficientemente cozidas, tire-se do lume a caçarola; tome-se de seguida uma outra caçarola pequena onde se aquece um pedaço de manteiga tanto como a metade de um ovo, e junta-se-lhe uma colher de farinha que se mistura com a manteiga; quando a farinha estiver alourada, junte-se o caldo em que se cozeram as cerejas; deixe-se um momento ao lume para que este caldo se ligue com a farinha; metam-se então as cerejas que devem ferver um pouco e deite-se tudo em uma terrina sobre pão frito em manteiga. Esta sopa é deliciosa.

1 comentário:

As mais visitadas são: