quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Livro: Saberes e Sabores do Concelho de Ferreira do Zêzere e Livro: O Fascínio dos Licores

Esperando que todos os leitores do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda tenham tido uma Consoada muito feliz e um óptimo dia de Natal, chegou a altura de mostrar o que o Menino Jesus trouxe para a biblioteca do blog. Dois óptimos livros, um para os comes, outros para os bebes. Aqui fica o meu muito obrigado à Susana e ao Abel por tão preciosos documentos:
 
A.A.V.V.:Saberes e Sabores do Concelho de Ferreira do Zêzere. Col. Etnografia, Tradições e Saberes do Concelho de Ferreira do Zêzere.
Edição Fundação Maria Dias Ferreira e Município de Ferreira do Zêzere: Agosto de 2019

Um fantástico e pesado volume de 380 páginas com o melhor do que se faz no Concelho de Ferreira do Zêzere. Estas recolhas são cada vez mais importantes para manter registadas e vivas as tradições gastronómicas numa altura em que a cozinha também andou a pender para a estandardização.
 
(...) seleção das 43 especialidades representadas na obra, confecionadas por restaurantes, pastelarias e particulares, entre entradas e refeições ligeiras, pratos de peixe, de lagostim e de carne, acompanhamentos e doçaria.
 
Uma obra fantástica, de homenagem à terra e às gentes de Ferreira do Zêzere, com um grafismo simples mas eficaz e com um bom registo fotográfico da confecção, dos pratos e das pessoas.
 
Maria Augusta Correia de Nóbrega: O Fascínio dos Licores. Edição da Autora: Funchal - 2002

Um livro muito muito curioso. Quase um manual de botica. São centenas e centenas de receitas, mezinhas e glorificação das plantas que a natureza nos dá, divididas por quatro capítulos fundamentais:
- A Infusão da Avó
- Os Licores
- Os Ponches
- O valor medicinal [das plantas]
 
Sempre acompanhadas de belíssimas ilustrações, fotografias e reproduções de pinturas. Um livro que é um hino à Ilha da Madeira - mas não são, extravasa a própria Ilha - e à sua extraordinária diversidade botânica e aos saberes ancestrais das gentes. Fascinante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: