segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Novas aquisições: Cozinha do Mundo Português e Amália: Palmas como pão para a boca - Receitas e Outras Histórias

A biblioteca do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduardo conta agora com dois novos volumes de receitas bastante interessantes. Um editado em 1962 e outro acabadinho de chegar às livrarias. 
Comecemos pelo mais antigo:
 
Cozinha do Mundo Português: 1001 receitas experimentadas, por M. A. M, Livraria Tavares Martins, Porto: 1962.
 
Cozinha do Mundo Português é considerado um dos melhores livros de sempre da cozinha portuguesa e conheceu a sua primeira - e único, julgo - edição em 1962/1963. M. A. M. é o pseudónimo colectivo de Maria Adelina Monteiro Grilo e de Margarida Futscher Pereira.
Bastante completo, vai desde as preocupações com a mesa no geral - como a baixela, o frigorífico, pesos e medidas, etc. - até às receitas, incluindo um pequeno dicionário de termos técnicos. 
A estrutura do livro é esta que a próxima imagem vos elucida: 


Pretendendo abarcar todo o território de expressão portuguesa, encontramos receitas antigas mas também receitas brasileiras, receitas de Portugal por províncias, receitas angolanas, de Cabo Verde, Guiné, Índia, Macau, Moçambique, S. Tomé e Timor.
 
Uma excelente aquisição.
 
O segundo livro, acabado de sair, mistura Amália Rodrigues e cozinha.
 
Amália: Palmas como pão para a boca - Receitas e Outras Histórias, Flávio Furtado. Bookmen. Lisboa: Novembro de 2021
 
Não tendo sido Amália uma grande cozinheira, alguns pratos são do conhecimento público que faziam parte da sua preferência e que até ajudavam a criar o ambiente certo para que, em estúdio, as gravações noite fora corressem da melhor maneira.
Um livro volumoso, pesado, em óptimo papel, que mistura histórias, receitas, fotografias (belíssimas) e memórias de vários intervenientes na vida de Amália, nomeadamente: Leonilde Henriques e Estrela Carvas, secretárias de Amália, e Eugénia Afonso, cozinheira de Amália.
As receitas, de que eu já experimentei fazer a Aletria (excelente, por sinal), estão escritas e explicadas de forma correcta, simples e bem explicada. É um livro para se usar.

A Aletria da Amália

A organização do livro não é muito intuitiva, com capítulos e sub capítulos que se vão ajustando às histórias que se narram. Mas, como em tudo, é uma questão de hábito e o índice ajuda bastante.

É um belo livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: