segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Novo livro de receitas manuscritas que abre com um Bolo Anónimo!


O Blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda tive, este Sábado dia 23, uma doação por parte de João A. Botelho e que muito me alegrou. 
Trata-se de um livro familiar de registo de receitas de doces, com páginas ainda em branco, e com três caligrafias diferentes (pelo menos!). Uma das curiosidades deste livro é que está escrito em papel da célebre marca Renova, como é possível ver na marca de água:


Segundo consta no site da Renova: "As origens da marca Renova remontam à segunda década do Sec. XIX, datando de 1818 registos de uso de marca de água Renova em papel fabricado no local onde ainda hoje mantém a sua sede. (...) Os primeiros anos de atividade foram dedicados ao fabrico e comercialização de papel de escrita, impressão e embalagem, iniciando no final da década de 50 [do séc. XX] um percurso pioneiro e muito inovador no desenvolvimento de produtos de papel tissue para uso doméstico e sanitário."
E uma vez que o livro não está assinado, não se sabendo qual a sua proveniência, nada melhor que começarmos pela receita do Bolo Anónimo que abre, aliás, o livro:
 

Bolo Anónimo

 
100 gr. de amêndoa
6 ovos
200 gr. de açúcar
100 gr. de farinha
200 gr. de manteiga fresca batida com açúcar refinado
 
Batem-se cinco gemas com o açúcar e à parte as seis claras em castelo.
Juntam-se as claras com as gemas e em seguida a farinha.
Vai ao forno em forma untada de manteiga. Em estando cozido, corta-se em três partes iguais. À parte bate-se muito bem a manteiga com uma gema de ovo e duas colheres de açúcar até ficar em nata.
Barram-se os bocados do bolo e vão-se colocando uns sobre os outros, com o resto da manteiga, cobre-se o bolo todo e polvilha-se com amêndoa torrada e finamente ripada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: