sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Guida Cândido, A Vida Secreta da Cozinha Portuguesa

Guida Cândido, A Vida Secreta da Cozinha Portuguesa.
Lisboa: Publicações Dom Quixote. Abril de 2020. 1ª Edição

 
 Guida Cândido, "autora de livros, artigos científicos e publicações na sua área de investigação, nomeadamente A nossa mesa: receituário gastronómico da Figueira da Foz; Coração, Cabeça e Estômago: uma tertúlia figueirense e, mais recentemente, Five Centuries of Portuguese Cuisine e Cinco Séculos à Mesa e Comer Como Uma Rainha, acaba de lançar mais um extraordinária obra intitulada: A Vida Secreta da Cozinha Portuguesa: Como nasceram os pratos tradicionais portugueses.

Ao longo de perto de 300 páginas, somos levados pelo que temos, enquanto Povo, de mais reconhecível no imaginário gastronómico português. 
 
Numa linguagem clara, despida de floreados, Guida Cândido contextualiza, descreve, aponta direcções, suposições e certezas. Ao longo de perto de 300 belíssimas páginas, com um suporte documental e de investigação sério e reflectido, somos levados a provar, em garfadas saborosas, a história das Ameijôas à Bulhão Pato, mas também das Sardinhas; somos metidos numa máquina do tempo até às Pataniscas de Bacalhau do Séc. XVIII ou ao Bacalhau à Gomes de Sá de 1949; à beira-rio apanhamos Lampreias ou vamos ao açougue para arranjar o necessário para fazermos um Cozido à Portuguesa ou o 4 vezes secular Ensopado de Borrego; das velhas quintas portuguesas, e em épocas da Matança do Porco, ficamos a saber porque há Carne de Porco à Alentejana ou porque o Leitão Assado já é tradição desde o séc. XVII; mas nisto há quem não goste de matar mas não diga que não a uma Cabidela de Setecentos, antecedida por um Caldo Verde ou umas Favas Guisadas; para os que não gostam de Cabidela, propõe-se o Arroz de Camarão à moda de 1715 ou o madeirense Milho Frito. No fim, e falando em doces, a variedade também não acaba: Aletria, Arroz-doce, Bolo-Rei - o Natal já espreita - o Leite-creme ou os Pastéis de Nata, entre muitas outras soluções.

Todos estes pratos têm a sua História, a sua origem, a sua marca regional. Guida Cândido ensina-nos tudo isso e dá-nos a receita bem actualizada e acompanhada por espectaculares fotografias ou não fosse a Guida uma mulher de gosto requintado e uma food stylish/fotógrafa de excepção.

É um livro, sem qualquer reserva, a comprar e a ler... porque os olhos, definitivamente, também comem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: