terça-feira, 26 de novembro de 2019

Benard: um século e meio a adoçar Lisboa; Pastelaria Suiça: Lisboa, 1922-2018



João Bernardo Galvão-Telles conseguiu, num espaço muito curto de meses, apresentar duas obras de enorme mérito sobre dois espaços emblemáticos de sociabilidades de Lisboa: a Pastelaria Benard e a Pastelaria Suiça. Uma em funcionamento, a outra recentemente encerrada. Dois paradigmas turísticos ou a forma como uma, a Benard, lutou e manteve a qualidade, o serviço, a atenção ao cliente - e, por isso, sobrevive - e a outra, a Pastelaria Suiça, desleixou-se, descaracterizou-se, piorou o serviço e a qualidade dos produtos - e, por isso mas não só - fechou e desapareceu.

Se estes dois livros, incríveis no gosto, na atenção aos pormenores, nas imagens seleccionadas, nos textos que nos dão a história destes dois marcos da cidade de Lisboa devem, também, ajudar a que se reflicta - e é urgente fazê-lo - sobre que estabelecimentos comerciais queremos em Lisboa, como se devem comportar, que turismo se pretende alcançar e manter. Porque é mais do que óbvio que estas duas casas tomaram rumos diferentes e, por isso, destinos diferentes.

Só faltou mesmo uma ou outra receita de cada uma das casas para adoçar ainda mais a leitura... 
[aquele Bolo de Chocolate que eu comia na Pastelaria Suiça nos idos anos 80/90!!!!]

Com uma edição de mil exemplares, os dois volumes podem ser adquiridos na Livraria Ferin, na Rua Nova do Almada ou, no caso que lhe diz respeito, na Pastelaria Benard.

No dia 04 de Dezembro, na livraria Bertrand, do Chiado, irá decorrer uma sensação de lançamento do livro "Benard: Um século e meio a adoçar Lisboa", pelas18.30h. Seguramente, a não perder!

De referir que ambas as edições são da LMT [Abreu Loreiro, Correia de Matos, Galvão Teles]: Consultores em História e Património.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: