sábado, 6 de julho de 2019

Pic-Nic d'O Jornal da Mulher

Jornal da Mulher, 30 de Junho de 1911

Pic-Nic

Um Pic-Nic, como as nossas leitoras sabem, não é uma refeição ordinária, uma simples refeição fria. Também não é um jantar de cerimónia. Pela sua organização e pelo apuro que deve presidir aos seus preparativos, é como que um lanche íntimo, ou uma merenda que se come no campo.
Daremos pois hoje às nossas leitoras algumas ideias insinuantes de pratos próprios para um Pic-Nic, que possam reunir as qualidades desejadas para serem excelentes, fáceis de transportar, sem pertencerem contudo à cozinha ordinária de todos os dias.

Sandwiches
As de fiambre são as mais vulgares. Por isso evitemol-as no nosso Pic-Nic por demasiado banais. Substituamol-as por sandwiches de sardinha com tomates, que são excelentes e muito mais recherchés.
Esfolam-se e amanham-se as sardinhas, depois picam-se com manteiga, sumo de limão e pimenta e faz-se assim um purée de sardinha.
Cortam-se os tomates em fatias finas e faz-se uma salada de tomates. Depois colocam-se as fatias de tomate sobre o pão coberto de purée de sardinhas.
Experimentem V. Exas. e verão que é excelente.
E se quiserem melhor ainda substituam as sardinhas por lagosta. Lagosta picada, um molho mayonnaise um pouco relerée, será um pitéu magnífico.

Costeletas de Salmão
Estas costeletas são de todas as mais simples para preparar. Faz-se uma mayonnaise de salmão exactamente como se faz a mayonnaise de lagosta, misturam-se as fatias do salmão com a mayonnaise e dispõe-se em forma de costeletas para formas de papel huilé.
O salmão para estas costeletas pode ser fresco ou então o que se vende em latas e que se encontra em quase todas as boas mercearias de Lisboa.

Frango de Geleia
Deixa-me ferver um frango de tamanho regular num litro de água. Logo que esteja muito tento tira-se-lhe a pele e os ossos, que se deixam ferver ainda de maneira a obter uma bela geleia.
Dispõe-se o frango numa forma deita-se-lhe a geleia por cima e ornamenta-se com tirinhas de limão, trufas e pepino de conserva.

Salada de Lagosta
Guarnece-se uma forma, enchendo o centro com pedaços de lagosta cuidadosamente cortados, tirinhas de anchovas e de azeitonas.
Tempera-se de sal, pimenta, mostarda, azeite e vinagre.
Serve-se sobre uma camada de alface, pepino e rabanetes de conserva.
É um delicioso prato.

Ovos à Farcis
Fervem-se os ovos durante 15 minutos e deitam-se depois em água fria; descascam-se e partem-se ao meio a toda a altura.
Misturam-se a gema com manteiga, sal, pimenta, salsa e miolo de pão fervido em leite; depois enchem-se as claras com esta massa e metem-se no forno, polvilhadas com pão ralado e mais um bocado de manteiga em cada ovo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: