quinta-feira, 16 de maio de 2019

Bolinhos de amor

 AAVV. Gastronomia: Património do Tâmega e Sousa. Ed. Rota do Românico, Dez. de 2014

Bolinhos de Amor

Ingredientes: (para a massa) 6 ovos inteiros, 8 gemas de ovo, 150 gr. de açúcar, 250 gr. de farinha e raspa de 1 limão; (para a cobertura) 150 gr. de açúcar em pó, 1 clara de ovo e sumo de 1 limão.

Modo de confecção: misturam-se os ovos inteiros, as gemas e o açúcar. Bate-se durante 20 minutos, sem parar, até obter uma massa fofa. Adicionam-se a farinha peneirada e a raspa de limão. Num tabuleiro com papel vegetal untado, colocam-se pequenas porções de massa, bem separadas.
Para fazer estas porções utiliza-se uma colher de sopa. De seguida, coloca-se o tabuleiro no forno, pré-aquecido a 200º C, durante 10 minutos. Quando estiverem cozidas, retiram-se do tabuleiro e deixam-se arrefecer. Para a confecção da cobertura, batem-se o açúcar, a clara de ovo e o sumo de limão até ficar tudo bem misturado. Convém que o açúcar esteja no ponto pérola. Com este preparado ainda quente, untam-se os bolos e deixa-se secar. A tradição refere que o açúcar deve estar bem quente, sendo que os riscos devem ser feitos com os dedos. Contudo, é preciso ter o máximo cuidado para não se queimar.

Sem comentários:

Enviar um comentário